David Almeida defende construção de novos viadutos, renovação ampliada no transporte coletivo e alargamento de avenidas

Melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana foram apresentadas no Plano de Governo da Coligação Avante, Manaus

O alargamento da Avenida André Araújo, a construção de viaduto em trecho das avenidas Brasil e Coronel Teixeira (Estrada da Ponta Negra), a continuidade do Asfalta Manaus e mais ônibus novos estão entre as propostas apresentadas pelo candidato à reeleição, o prefeito de Manaus, David Almeida, em seu Plano de Governo Manaus Mais 2025-2028, nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana.

“Nosso compromisso é transformar Manaus em uma cidade moderna, segura e acessível a todos. Com os projetos que estamos defendendo, planejamos não apenas melhorar a infraestrutura existente, mas também preparar a nossa cidade para o futuro, com soluções que atendam às necessidades de mobilidade e qualidade de vida dos manauaras. Manaus já mudou e vai continuar mudando”, destaca o prefeito.

Entre os projetos viários de grande porte, está a interligação do bairro Parque 10, na zona Centro-Sul, com a Avenida Efigênio Salles, com o objetivo de reduzir o tempo de viagem dos condutores. Além disso, o plano prevê a ampliação da capacidade viária da Avenida André Araújo, com três faixas em cada sentido, no trecho entre a Bola do Coroado e a Rua Franco de Sá, medida que aumentará a fluidez do tráfego.

Outra grande obra é o complexo viário que será construído na Avenida Brasil com a Avenida Coronel Teixeira, zona Oeste da capital amazonense. O projeto inclui a construção de túnel e viaduto, o que permitirá a ligação direta e sem interrupções nesse ponto de encontro das duas vias. Outro viaduto é previsto na interseção entre as avenidas Constantino Nery e Darcy Vargas, na zona Centro-Sul.

No primeiro mandato da gestão David Almeida, o viaduto Prefeito José Fernandes foi entregue em tempo recorde, seis meses antes do prazo previsto. E outros dois estão em andamento, com trabalhos acelerados.

ASFALTA MANAUS

O Plano de Governo de David Almeida, que tem o ex-secretário municipal Renato Junior como candidato a vice, também abrange a continuidade do Asfalta Manaus. Esse Programa pavimentou mais de 3 mil ruas em pouco mais de dois anos e recuperou outras 2,5 mil vias com operações tapa-buracos, além de intensificar a pavimentação de ramais, feito inédito na zona rural.

No documento entregue à Justiça eleitoral, David Almeida destaca ainda a proposta de implementação do Plano Municipal de Drenagem, que faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico de Manaus. O objetivo é minimizar o impacto das chuvas e dos alagamentos nos bairros e comunidades.

MOBILIDADE

Sobre o transporte coletivo, o prefeito, candidato pela Coligação Avança Manaus, defende a continuidade do programa de renovação da frota de ônibus, com a introdução de novos veículos, equipados com câmeras de segurança e ar-condicionado. Na atual gestão, a frota ganhou 402 veículos novos e modernos.

O Plano de Governo inclui ainda a construção de novas ciclovias e a instalação de bicicletários, além de avanços na implantação de mais semáforos inteligentes e controles de velocidade nas áreas urbanas da cidade.

TRÂNSITO

Para melhorar a segurança e a organização do trânsito, o plano prevê a ampliação e recuperação da sinalização viária, tanto vertical quanto horizontal, incluindo sinalização turística e iluminação específica para faixas de pedestres.
David Almeida também propõe a construção de novas passarelas e reforma nas estruturas existentes.

A execução de projetos de intervenção rápida no trânsito, como o reposicionamento de retornos, a readequação geométrica e a abertura ou fechamento de cruzamentos para otimizar o fluxo de veículos também faz parte das metas para os próximos quatro anos.