Ao se despedir nesta terça-feira (9), do cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para assumir o governo interino do Estado do Amazonas, o deputado David Almeida (PSD) delineou os princípios que regerão o seu mandato, destacando a construção de um governo de coalizão com todos os poderes constituídos, independente de cor partidária. “Eu preciso do apoio de todos os poderes para poder governar bem e governar para realizar o que o povo precisa”, sustentou.
Primeiro orador a falar durante o pequeno expediente da Casa, David Almeida ficou na tribuna por mais de duas horas, primeiro fazendo o seu pronunciamento de despedida do cargo, depois ouvindo os apartes dos 22 deputados presentes ao plenário – o único ausente foi o deputado Vicente Lopes (PMDB) por motivo de viagem. Por sugestão do deputado Sidney Leite (PROS) todos os líderes partidários concordaram em ceder os tempos das bancadas para o pronunciamento do futuro governador.
Fazendo questão de saudar nominalmente todos os deputados presentes, David Almeida disse que chegar ao governo foi algo não planejado. Sem período de transição para fazer um plano de governo, o deputado disse que vai firmar compromissos de parcerias para que possa, como governador interino, contribuir para o bem do povo do Amazonas “neste que é um momento desafiador”.
Falando a respeito da sua interinidade, mesmo sem a definição de quanto tempo ficará no cargo, o novo governador garantiu que a administração “vai ter a marca e a cara do deputado David Almeida”. Ele disse que ao chegar ao cargo, não tem o direito de errar, porque a população busca em seus governantes, ações e políticas públicas que possam melhorar a sua qualidade de vida. “Não fiz compromissos políticos, até porque eu não fui eleito governador. Eu estou deputado estadual até 31 de janeiro de 2019”, assegurou.
David Almeida aventou a possibilidade de mudança no secretariado do governo, afirmando que vai jogar com um time escalado por ele, embora mantenha todo o respeito e gratidão ao ex-governador José Melo, de quem foi líder e por quem foi conduzido à presidência da Casa. O deputado também relatou as dificuldades enfrentadas pelo governo nos últimos dois anos, enxugando a máquina administrativa, buscando recursos de fontes e receitas extraordinárias para dar equilíbrio ao Estado.
Afirmando que está preparado para governar e para dar o seu melhor, David Almeida pediu parceria, entendimento e compreensão dos deputados estaduais, reforçando a necessidade de ter a parceria da Casa para governar. “O verdadeiro amigo não é aquele que fala o que você quer ouvir, mas aquele que fala o que você precisa ouvir. Eu preciso do apoio de todos os poderes para poder governar bem e governar para realizar o que o povo precisa”, disse.
Fonte: Portal Aleam