O prefeito de Manaus, David Almeida, participou nesta segunda-feira, 30/12, do programa jornalístico “18 Horas”, da Rádio Mix, onde anunciou novos integrantes que irão compor sua equipe de secretariado a partir de 1º de janeiro de 2025. Além dos anúncios, o prefeito fez um balanço de sua gestão, destacando avanços significativos em diversas áreas, mesmo diante de desafios históricos.
Durante a entrevista, foram confirmados os seguintes nomes para compor o secretariado do primeiro escalão: na Casa Militar, Capitão William, que permanece no comando; e na Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) quem assume é o vereador Alonso Oliveira.
Para comandar as Fundações da Administração Indireta de sua gestão, o prefeito David Almeida anunciou: Eduardo Lucas, ex-secretário de Assistência Social, para dirigir a Fundação Doutor Thomas (FDT); Jender Lobato, que segue à frente da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos); e no Conselho Municipal de Cultura (Concultura), assume a presidência o ex-deputado estadual, Tony Medeiros.
Para a subsecretaria da Controladoria-Geral do Município (CGM), David escalou o vereador Wallace Oliveira como ouvidor-geral do Município. Para integrar a estrutura da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Onilda Abreu, permanece como presidente do Procon Manaus (Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor), e Sandro Diz segue na superintendência do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
O prefeito adiantou que outras duas secretarias estão em processo de definição e terão seus nomes divulgados até o dia 31 de dezembro.
Balanço
Quanto ao balanço de sua gestão, David Almeida relembrou os desafios enfrentados desde que assumiu o cargo em 2021, em plena pandemia de Covid-19 e durante as maiores crises de estiagem da história da região. Apesar das dificuldades, o prefeito destacou resultados expressivos.
Na Educação, o chefe do Executivo municipal destacou o avanço no ranking nacional do Ideb, passando do 13º para o 5º lugar nas séries finais e do 13º para o 6º lugar nas séries iniciais. Além da criação de 5.300 vagas, mais do que o dobro do que foi feito em 16 anos por gestões anteriores.
De acordo com David, na Saúde, o reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, com a melhor saúde básica da história da cidade, segundo o programa Previne Brasil foi uma das principais conquistas.
Na Infraestrutura da cidade, David Almeida apontou o maior programa de recapeamento asfáltico e recuperação de vias, feiras e mercados da cidade.
Como ganho no transporte coletivo, a renovação da frota de ônibus e ausência de greves durante o mandato foram marcos importantes.
E a valorização do servidor público também teve atenção especial da gestão com salários pagos em dia e datas-bases corrigidas.
“A população reconheceu os esforços e resultados da nossa gestão, o que refletiu na reeleição. Foi um mandato de muitos desafios, mas também de grandes conquistas e entregas para a nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo municipal, David Almeida.
O prefeito reforçou seu compromisso em continuar trabalhando para transformar Manaus em uma cidade referência em qualidade de vida e desenvolvimento.
Perfis e experiências profissionais
Casa Militar
Nascido em Manaus, William Dias tem 36 anos, é filho do professor Pedro Miranda e da dona de casa Maria Rizelina, é casado com a capitã da Polícia Militar – Luana Saunier, e pai da pequena Maria Clara.
Formado em direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, ingressou na Polícia Militar do Amazonas – PM-AM como cadete na Academia de Polícia, em outubro de 2012. Em 2014, formou em Ciências Militares e Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas e fez especialização em Docência do Ensino Superior pelo La Salle. Atualmente, cursa Mestrado na UEA em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.
Na Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM) fez curso em Gerenciamento de Crise (2016), Inteligência de Segurança Pública (2016), Investigação Criminal com Ênfase em Narcóticos (2016), Policiamento Turístico (2016) e Atualização sobre a Nova Lei de Abuso de Autoridade (2020), ministrados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas – SSP/AM.
Dias também se dedicou a especializações pelo Ministério da Justiça, em Atividade de Inteligência (2017), Aspecto Jurídicos da Atuação Policial (2017), Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis (2017), Curso Básico de Inteligência (2017), Uso da Informação em Gestão de Segurança Pública (2018), Policiamento Comunitário Escolar (2018), ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp.
Em 2021, o então 1º Tenente da Polícia Militar – William Dias foi nomeado pelo Prefeito de Manaus, David Almeida, como secretário municipal chefe da Casa Militar de Manaus. Tornando-se o primeiro tenente da Polícia Militar a comandar a pasta.
Semtepi
Alonso Oliveira é manauara, advogado, formado pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Atuou como vereador da cidade de Manaus por três mandatos, em 2013-2016, 2019-2020 e 2023-2024. Advogado trabalhista e previdenciário há mais de 30 anos, Oliveira é casado e pai de dois filhos. Esteve à frente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) pelo período de dois anos, 2021 – 2022.
Alonso Oliveira deixou sua marca na gestão David Almeida durante passagem pela Manauscult com projetos e eventos expressivos como: o Arte Pela Cidade, Mostra de Arte Indígena, Festival Folclórico do Amazonas, #SouManaus Passo a Paço 2022, Ruas da Copa, Manaus Adventure, Feirinha do Tururi e Boi Manaus, Temporada de Cruzeiros e o Réveillon 2023.
Com um perfil conciliador e disciplinado, além de ter despontado como um bom gestor, Alonso conseguiu alcançar os planos e metas estabelecidos pelo prefeito David Almeida para a pasta de cultura, turismo e eventos de Manaus. Atualmente, além de militante do direito trabalhista e previdenciário, tem como bandeira de lutas questões sociais e de assistência, tendo uma significativa atuação nas zonas Sul e Leste de Manaus.
FDT
Eduardo Lucas da Silva tem uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e ao bem-estar social. Casado e pai de quatro filhos, ele traz consigo vasta experiência na gestão de políticas públicas voltadas para a assistência social e direitos humanos.
Ao longo de sua carreira, ocupou cargos importantes na gestão pública, incluindo o posto de Secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além de ter atuado como subsecretário Operacional e de Assistência Social na mesma pasta. Também deixou sua marca como secretário-executivo de Cidadania na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Sua atuação como chefe de departamento e assessor na Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania destaca seu compromisso com ações concretas de impacto social. Um exemplo notável foi sua liderança no Programa PAl, durante seus 14 anos de operacionalização. Por meio das embarcações “Todos Pela Vida 1, e 2 e 3”, Eduardo coordenou ações que levaram serviços essenciais de cidadania, saúde, justiça e assistência social a comunidades isoladas no interior do estado, atendendo mais de 300 pessoas diariamente.
Com competência técnica e compromisso social, Eduardo Lucas inicia sua gestão na Fundação Dr. Thomas com o objetivo de fortalecer as políticas de cuidado com a pessoa idosa, garantindo qualidade de vida, respeito e dignidade aos assistidos pela instituição.
Manauscult
Jender de Melo Lobato é advogado, especializado em Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Gestão Pública, e Direito Penal e Processual Penal. Atualmente, está se graduando em Ciências Contábeis.
Reconhecido no cenário cultural, com sua participação como gestor de um dos bumbás do Festival Folclórico de Parintins, Jender também foi procurador jurídico e representante de diversas prefeituras e câmaras municipais em Manaus e Brasília.
Concultura
O ex-deputado estadual Tony Medeiros foi o escolhido pelo prefeito Davi Almeida para presidir o Conselho Municipal de Cultura. Ele foi presidente da Fundação Villa Lobos, secretário de Cultura e secretário especial da Prefeitura de Manaus. Com 18.602 votos, Tony Medeiros foi eleito deputado estadual (2010-2014). Na Assembleia Legislativa do Estado Amazonas foi presidente da comissão de Assuntos Municipais; presidente da frente parlamentar “Pró-Cultura” e membro da comissão de agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e titular das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Sustentável, Educação, Cultura e Assuntos Indígenas e de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia.
Foi secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura municipal de Parintins e vice-prefeito na gestão (2017-2020) e reeleito juntamente com o Prefeito Frank Bi Garcia para a gestão (2021-2024). Com o apoio de 16.403 eleitores, Tony Medeiros retornou para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em 2021, assumindo novamente o cargo de deputado estadual e suas bandeiras na área do turismo, cultura, setor primário e desenvolvimento econômico do interior.
Ouvidoria-Geral
Wallace Oliveira está em seu segundo mandato como vereador de Manaus. Eleito com 6.819 votos no primeiro mandato 2016 a 2020, sendo reeleito para o mandato de 2021 a 2024 com 4.918 votos. Foi vice-presidente da Mesa Diretora da 18ª Legislatura para o biênio 2021/2022. No dia 3 de dezembro de 2018, foi eleito, por aclamação, como secretário-geral da Mesa Diretora da 17ª Legislatura para o biênio 2019/2020. No dia 11 de abril de 2018, foi eleito como 3º vice-presidente da Mesa Diretora da 17ª Legislatura.
No dia 1º de janeiro de 2017, ocupou um dos mais importantes cargos do Legislativo Municipal, a presidência da Comissão de Ética na Câmara Municipal de Manaus. Formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing. No decorrer dos seus mandatos parlamentares, o vereador Wallace Oliveira teve a oportunidade de trabalhar por Manaus como vice-prefeito e prefeito em exercício da capital amazonense. A primeira no ano de 2018, na então gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto; e a segunda vez, foi na atual gestão do prefeito David Almeida, no ano de 2022.
Procon
Onilda Abreu da Silva é Procuradora do Estado do Amazonas (PGE), órgão no qual ocupou diversos cargos, sendo o último como coordenadora de Parcelamento da Dívida Ativa do Estado do Amazonas. Também foi procuradora do Município de Manaus, entre 1993 e 1996.
Atuou como professora de Direito Tributário na faculdade de Direito, em 1997 e 1998; e professora de Direito Civil na Universidade Nilton Lins, de 1998 a 2001).
É Especialista em Direito do Trabalho; em Responsabilidade Civil Médica pela Universidade de Coimbra (Portugal); em Direito Médico pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação – Ipog.
Foi presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde (CDMS) da seccional OAB/AM nos anos 2020 e 2021 sendo, atualmente, membro da comissão.
Palestrante em inúmeros congressos e eventos relacionados ao Direito Médico e da Saúde.
É especializanda em Data Protection Officer (DPO) pela SAP – Gestão Empresarial e Treinamentos, Associação Nacional dos Profissionais Privados de Dados ANPPD.
CCC
Sandro Elias de Medeiros Monteiro Diz, bacharel em Informática e advogado, com pós-graduação em Código e Processo Penal, é funcionário público há 35 anos.
Trabalhou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), atuando em cargos técnicos até assumir a Diretoria de Informática da casa, posto que ficou por 12 anos, onde implementou o processo de digitalização da Aleam e o Sistema de Integração Aleam Digital, que modernizou a gestão de documentos, passando a ser eletrônica, entre outros.
Durante este período, coordenou as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Política sobre Drogas, e coordenou no Amazonas o Programa Interlegis, do Senado Federal.
Em janeiro de 2021, assumiu a superintendência do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde se encontra até o momento.
Fotos: Dhyeizo Lemos e Arquivo / Semcom