David Almeida anuncia novos nomes para secretarias

Em entrevista ao vivo concedida à TV Band Amazonas, na manhã desta segunda-feira, 30/12, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida, anunciou mais dois nomes que integrarão o alto escalão de sua gestão, a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

O deputado federal do Amazonas, Saullo Vianna, será o novo titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Para assumir a pasta, Vianna se licenciará do cargo de deputado federal. Já na Secretaria Municipal de Educação (Semed), o professor Luiz Gonzaga, conhecido como “Ló”, será o novo secretário, sucedendo a professora Dulce Almeida, que assumirá o cargo de vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), com foco no desenvolvimento de políticas educacionais e no projeto de criação da “Cidade do Autista”.

“Estamos finalizando as escolhas dos secretários. Esses anúncios fazem parte da nossa estratégia de fortalecer a gestão com pessoas experientes e comprometidas com o bem-estar da população de Manaus. Hoje, eu defino todos os nomes que estarão à frente das secretarias municipais”, declarou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito David Almeida deve concluir e divulgar o restante de sua equipe ainda nesta segunda-feira, atendendo à expectativa da população para conhecer os gestores que estarão à frente das principais políticas públicas do município nos próximos quatro anos.

Experiência e habilidades profissionais

Secretário da Semasc

Saullo Velame Vianna tem 40 anos, é amazonense, nascido em Manaus – capital do Estado – e foi eleito deputado federal para a 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados com 127.287 nas eleições de 2022, sendo o terceiro mais votado do pleito e o primeiro do União Brasil no Amazonas.

Pai e empreendedor com grande conhecimento em gestão e administração, Saullo iniciou sua vida pública em 2018, quando foi eleito deputado estadual do Amazonas com 27.880 votos, assumindo uma das 24 cadeiras na 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Entre os destaques de seu trabalho, desempenhou ações no segmento social, principalmente, nas cidades do Baixo Amazonas, onde desenvolveu projetos e estudos para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

Nesse período apresentou mais de 1.400 mil matérias, mais de 1.200 mil requerimentos, 143 Projetos de Lei sendo 52 leis sancionadas. No pior momento da pandemia, destinou R$ 4,5 milhões em emendas para combate à Covid-19, sendo de sua autoria, a Lei que isenta pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de responsáveis por autistas, Pessoas com Deficiência (PcDs) e síndrome de down.

Saullo Vianna assume a Semasc trazendo na bagagem uma sólida experiência em políticas sociais, com destaque para o programa “Prato do Povo”. A iniciativa, que fornece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, foi ampliada graças ao trabalho de Vianna, que destinou emendas parlamentares para revitalizar unidades, como a do bairro Viver Melhor, e inaugurar novos pontos de atendimento. Atualmente, o programa oferece mais de 12 mil refeições diárias, sendo um importante instrumento no combate à fome e na garantia de dignidade para milhares de famílias manauaras.

Secretário da Semed

Luiz Gonzaga Campos de Souza tem 59 anos, é amazonense, casado, pai de quatro filhos e avô de cinco netos. Formado em Ciências Contábeis (1986) e Direito (1991) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui especialização em Finanças e Políticas Públicas (University of Chicago, 2007) e mestrado em Engenharia de Produção (2006). Com vasta experiência na gestão pública e docência, destacou-se como Auditor Fiscal da Sefaz-AM e em cargos de liderança nacional no Encat/Confaz.

Em 2017, assumiu como secretário executivo da Receita da Sefaz, quando David Almeida foi governador interino do Amazonas, também foi secretário de Fazenda de Roraima, secretário de Administração do Amazonas e secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda na Prefeitura de Manaus. Atualmente, estava como vice-presidente para assuntos administrativos no Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus.

Vice-presidente para Assuntos Administrativos do CMGE

Dulcinéa Ester Pereira de Almeida, nasceu no dia 24 de março, na cidade de Manaus, estado do Amazonas, filha de Rosa Almeida e Benedito Almeida. É graduada em Artes pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduação em Marketing e Multimídia, e em Gestão Pública.

Dulce Almeida é servidora pública de carreira há mais de 40 anos. Começou a atuar na área da educação aos 14 anos, sendo a primeira secretária da escola adventista do Morro da Liberdade. No ano seguinte, começou a lecionar para alunos do ensino infantil na mesma rede de ensino.

Desde então, atuou como professora em escolas públicas e privadas de Manaus como: Centro Educacional Adventista de Manaus (Ceam); Instituto Adventista de Manaus (IAM); escola Martha Falcão; Instituto Batista do Amazonas (IBA); escola municipal Nova Vida; escola municipal Ana Maria de Souza Barros; escola municipal Graziela Ribeiro; escola estadual Dorval Porto; escola estadual Paula Angela Frassineti; escola Estadual Izaac Sverner e escola Estadual Leopoldo Neves.

De janeiro de 2021 a março de 2022, esteve como presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS) e, no dia 28 de março de 2022, assumiu como titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e foi na sua gestão que a educação básica de Manaus alcançou avanços significativos. Em agosto deste ano o Ministério da Educação (MEC) indicou que Manaus avançou na qualidade de ensino nos anos iniciais (13º para 6º lugar em todo o país) e nos anos finais (13º para 5º lugar) do ensino fundamental em 2023, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb).

Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom