Pela primeira vez em mais de uma década, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou o Curso de Mergulho Autônomo para capacitar novos mergulhadores da corporação. Com 27 alunos, incluindo soldados convocados em 2023, a turma foi aberta em cerimônia especial no tanque de mergulho do CBMAM, em Manaus. O objetivo do curso é expandir a equipe técnica de mergulhadores, especialidade essencial para o atendimento de ocorrências aquáticas.
Alta Demanda por Mergulhadores Motiva Reabertura do Curso
Sob a liderança do CBMAM, o curso atende à crescente demanda por bombeiros mergulhadores. Essa necessidade surge do contexto único do Amazonas, onde os rios funcionam como estradas. O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, afirma que aumentar a equipe de mergulho é prioridade. Isso aconteceu após a convocação dos novos soldados pelo governador Wilson Lima. A abertura da turma incluiu o toque simbólico do sino pelo coronel, marcando a importância do curso para o crescimento técnico da corporação.
Treinamento Completo e Especializado
Os bombeiros candidatos passam por uma formação extensa, que inclui aulas práticas ao longo de dois meses. As atividades englobam técnicas de mergulho livre, resgate subaquático, travessias, operações com máscara full face e preparo físico e psicológico. “Foi realizada uma avaliação de saúde rigorosa e uma prova física para garantir que os candidatos estejam prontos para enfrentar as exigências do curso”, explicou o tenente-coronel Ricardo Rocha, o mais antigo mergulhador do CBMAM.
Preparação para Operações de Resgate e Salvamento
Após a formatura, os novos mergulhadores atuarão em missões de busca e salvamento, integrando o Pelotão Fluvial na capital e as bases no interior do estado. Essa capacitação representa um avanço na resposta a emergências subaquáticas e amplia a capacidade do CBMAM de responder com rapidez e eficiência às ocorrências em rios e lagos da região.
Foto: Alex Pazuello/Secom