Workshop gratuito sobre ‘Gestão Cultural com foco no Circo’ acontece nesta segunda-feira

O workshop gratuito sobre “Gestão Cultural com foco no Circo” antecipou a data da atividade para a próxima segunda-feira, 17/6, no horário das 18h às 20h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na Praça 14, zona Sul. A atividade gratuita integra a programação das ações de contrapartida do projeto “Conexão: Do Polo Circense Internacional à arte política na periferia”, contemplado no edital de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus.

 

O workshop será comandado pela atriz e produtora do coletivo Mona, Larissa Rufino, também proponente do projeto “Conexões”. Os interessados não precisarão fazer inscrição prévia, apenas precisarão se dirigir ao local e horário informado.

 

“Teremos uma conversa mais técnica e profissional, em que irei categorizar nossa vivência em Marselha, na França, e em São Paulo, por meio da exibição de entrevistas que fizemos com os gestores e artistas de ambos os lugares, para relacionar com a realidade de produção manauara. Utilizarei como exemplo a Bienal das Artes do Circo (Biac), em Marselha que conta com uma produção gigantesca e é uma referência em termos de circo”, disse Rufino.

 

Dentre as outras atividades propostas, uma oficina de circo começou no último sábado, 8/6, e seguirá até o dia 21/6, com duração de três horas por dia, destinada às crianças da ONG Transformação, localizada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste. A oficina é ministrada por Larissa e pelo artista cênico Leonardo Scantbelruy.

 

Já no dia 22 de junho, as crianças irão realizar uma mostra final para apresentar números que elas aprenderam durante a oficina. E, no mesmo dia, Larissa também ministrará um workshop exclusivo para os integrantes da ONG, com duração de duas horas.

 

“Há alguns anos observei que em Manaus não temos formação devida na área circense e, por isso, o movimento circense se enfraquece.  Então, após buscar um pouco dessa formação na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, ter sido contemplada com o prêmio de Conexões Culturais e acompanhado de perto a bienal em Marselha, sinto que é meu dever devolver isso à cidade de Manaus por meio dessas atividades gratuitas”, ressaltou.

 

SERVIÇO:

 

O quê – Workshop sobre “Gestão Cultural com foco no Circo”

Quando – Segunda-feira, 17/6

Horário – 18h às 20h

Onde – Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que fica localizada na avenida Leonardo Malcher, na Praça 14 de Janeiro

Quanto – Gratuito