Secretaria de Cultura realiza primeira reunião com representantes de escolas de samba

Como parte da agenda dos preparativos para o Carnaval 2019, o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, reuniu-se, nesta sexta-feira, com os representantes das escolas de samba de Manaus. Na pauta de discussões, as ações a serem realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e pelas agremiações, visando ao aprimoramento da festa popular.

Pela manhã, o secretário recebeu, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, os representantes das escolas de samba do grupo especial e, à tarde, no Cinte Teatro Guarany, os do grupo de acesso. “Foi o primeiro encontro, desde que assumimos a pasta, e foi de fundamental importância para entender como vem sendo realizado o Carnaval e o que é possível fazer. Outras reuniões acontecerão em breve”, afirmou Marcos Apolo.

O secretário apresentou aos representantes ideias para uma programação carnavalesca que movimente as comunidades antes dos desfiles, marcados para os dias 1° (grupos de acesso) e 2 (grupo especial) de março. “É uma agenda a ser amadurecida. Estamos trabalhando com o mesmo objetivo, que é fazer o melhor Carnaval dos últimos tempos. Queremos levar a população de volta ao Sambódromo, ver aquele lugar cheio novamente e com o brilho que essa festa merece”, disse.

Orientação jurídica – Ressaltando a parceria que a SEC está disposta a firmar com os grupos envolvidos, Marcos Apolo disse que a secretaria está aberta a oferecer orientação jurídica para que as escolas possam resolver questões relacionadas à prestação de contas e pendências junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). “É preciso identificar os problemas e buscar formas de saná-los. Há questões que estão fora do alcance da SEC e para as quais só podemos atuar no sentido de orientação. Tudo o que a gente perceber que pode ser melhorado para termos um Carnaval grandioso daqui para frente será feito, em união com as escolas de samba”, ponderou.

Fonte: Secom