Sala de Espetáculos Ednelza Sahdo é nova opção de cultura e entretenimento em Manaus

O espaço fica na sede da Companhia Trilhares, no Adrianópolis, e recebe a primeira edição do Circuito Palco Manaus até o dia 15 de novembro

Manaus – Há poucos meses em nova sede, a Companhia Trilhares (Rua Belo Horizonte, 1321-  Adrianópolis) abre as suas portas para a primeira edição do Circuito Palco Manaus, programação artística em comemoração os 350 anos da capital amazonense. Apresentações acontecem na Sala de Espetáculos Ednelza Sahdo, que faz homenagem a um dos principais nomes no teatro local.

 

De acordo com o diretor executivo da Trilhares, Leo Margarido, que também e cenotécnico da companhia, a programação surge ainda como possibilidade de descentralização da cultura na cidade, já que a maior parte dos teatros e centros culturais de Manaus estão localizados no Centro Histórico.

 

“A ideia é continuar com o projeto, após o término dessa primeira edição, ainda não sabemos com que frequência, mas já havíamos percebido que esta ação era necessária, focando principalmente na descentralização da cultura. Por outro lado, muitas companhias em Manaus ainda não têm sede própria, para apresentar seus trabalhos, e nós abrimos nossas portas e acolhemos esses artistas, tornando a Trilhares um novo ponto de encontro entre produtores culturais e o público, indo além do trabalho artístico que já desenvolvemos”, explica Margarido.

 

A programação do primeiro Circuito Palco Manaus iniciou na última sexta-feira (18) e segue neste fim de semana com a apresentação de mais três espetáculos locais: ‘A jaula’, da Companhia Garfo Natomada; além de ‘Roda na Praça’ e ‘(I)Mundo de Sofia’, da Fitacrepe Filmes Produções Artísticas.

 

‘A Jaula’ conta a história de jovens que tiveram a infância atropelada pelo trabalho, violência e por abusos. Presos em jaulas, acabam cometendo atrocidades para sobreviver. O espetáculo será apresentado nesta sexta (25), às 20h, e conta com Lorena Carneiro, Enderson Zanha, Lerigoubres e

Raiana Prestes no elenco.

 

No sábado (26), também às 20h, sobem ao palco artistas do projeto ‘Roda na Praça’. Com classificação indicativa livre para todos os públicos, o trabalho reúne artistas circenses em quadros diversos. Já no domingo (27) às 10h, a programação fica por conta da atriz Ana Oliveira, no espetáculo solo ‘(I)Mundo de Sofia’.

 

Formação de plateia

 

Leo Margarido destaca que o projeto está ligando ainda a um assunto sempre discutido pelos membros da Companhia Trilhares: a formação de plateia na cidade de Manaus. Para Leo, esta é uma das principais fragilidades do cenário cultural local. “É muito bom quando conseguimos montar uma programação como essa, que reúne diversos tipos de espetáculos, com temáticas diferentes, para públicos diferentes. É muito importante o público ter acesso a outros tipos de espetáculos, que também são teatro”, pontua.

 

“Normalmente o grande público em Manaus acaba consumindo um tipo de teatro mais burguês, muitas vezes vindo de fora e apresentados em grandes casas de espetáculos da cidade, e acabam muitas vezes não tendo acesso ao trabalho dos artistas locais. É importante o contato com essas produções que muitas vezes abordam temáticas questionadoras e que têm muito a falar”, completa Margarido.

 

Os ingressos para as apresentações do Circuito Palco Manaus podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br ou na sede da Companhia Trilhares por R$20. Mais informações pelo telefone (92) 99298-5532.