Espetáculo de dança ‘R.A.L.E.’ chega ao palco do Café Teatro nesta sexta

Desde o dia 5/7, o Les Artistes Café Teatro tem sido palco de espetáculos nacionais gratuitos dentro da programação da 22ª edição do Palco Giratório 2019. Nesta sexta-feira, 19/7, será a vez do espetáculo de dança “R.A.L.E. (Realidade Apropriada Libera Evidência)”, de Jessé Batista (AL). A apresentação gratuita iniciará às 19h e tem classificação de 12 anos. O evento tem o apoio da Prefeitura de Manaus.

 

Segundo o artista Jessé Batista, que atua como B.Boy e intérprete criador, o espetáculo estreou em 2017, mas a pesquisa da dança começou em 2016, a partir de outro trabalho desenvolvido. “Na verdade, a ideia era produzir um desdobramento de outro projeto, que é o “Encenações Urbanas”. O R.A.L.E é um solo de breakdance, da cultura hip-hop, que reflete sobre como o nosso corpo se sustenta em condições precárias na cidade em meio às desigualdades”, declarou o artista.

 

R.A.L.E. é uma reflexão no pensamento de Jessé a respeito da Ralé Brasileira. Com isso, a pesquisa foi levada a vários questionamentos, como: Onde me localizo? Quais as minhas ideologias? Como percebo o centro e a periferia da cidade?

 

Sinopse

 

O espetáculo trata-se de um corpo aprisionado por um sentido político que desfavorece um terço da imensa população brasileira. Não é a questão de permanecer e pertencer àquele lugar, e sim de ser tratado como apenas um mero corpo. Um corpo construído como um dispêndio de energia muscular, em meio a ruas, avenidas, becos, vielas, subidas, descidas, em uma cidade desigual. Ambientes em que um dos maiores desafios do ser humano é sustentar-se perante o seu próprio corpo.

 

Palco Giratório

 

Criado em 1998 pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os Estados brasileiros. Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um dos mais importantes projetos de difusão e intercâmbio das artes cênicas (teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance), o Palco Giratório chega a Manaus em sua 22ª edição. Ao todo, serão 20 espetáculos gratuitos e 11 atrações culturais em diversos pontos de Manaus, no período de 2 a 25/7.