Com incentivo do Ministério da Cultura, Pano de Boca do Teatro Amazonas receberá restauração

O secretário de Cultura, Denilson Novo, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Manaus (Iphan-AM), Karla Bitar, assinaram o Convênio para Restauração do Pano de Boca do Teatro Amazonas, neste sábado (29).

A cerimônia contou com a exibição de um vídeo do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que falou sobre o investimento do MinC, e com a participação do historiador Otoni Mesquita, que, na ocasião, lançou a nova edição do livro “Manaus: história e arquitetura (1669-1915)”.

O processo de restauro do Pano de Boca do Teatro, que está previsto para acontecer em dois anos, contará com recursos de aproximadamente R$ 1,5 milhão do Ministério da Cultura (MinC).

O secretário de Cultura, Denilson Novo, afirmou que a assinatura do convênio é a realização de mais um importante passo dessa gestão cultural.

“Trata-se do Pano de Boca original do Teatro, que há mais de dez anos não é utilizado. Há dez anos a população amazonense não tem acesso a toda beleza dessa obra de arte, comenta. Considero muito importante tornar acessível à população para despertar o sentimento de pertencimento, porque isso faz parte da nossa história, da nossa cultura”.

No vdeo exibido durante a cerimônia, o ministro Srgio S Leito falou sobre o investimento do MinC e afirmou que a restauração é um presente para a população do Amazonas.

“Estou feliz de terminar minha gestão no Ministério da Cultura honrando o compromisso que assumi quando estive em Manaus, em junho de 2018. Os recursos já estão disponíveis, já foram repassados, toda burocracia foi vencida e o trabalho de restauro pode começar”, comentou. “É sensacional que possamos dar esse presente de final de ano para a população amazonense, para os amantes da cultura, para os entusiastas do Teatro Amazonas. Espero que o trabalho seja realizado em altíssimo nível e que em breve possamos apreciar esse belíssimo item”.

Processo para o restauro Durante análise do projeto de restauro, o Iphan trouxe para Manaus a técnica Cláudia Regina Nunes, especialista na área têxtil, da superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, para somar conhecimento com a equipe de restauro da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

As tratativas para o investimento na restauração aconteceram ao longo de 2018 e o anúncio oficial foi feito pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, no mês de junho, durante visita ao Amazonas.

O Pano de Boca do Teatro Amazonas foi confeccionado em 1894, pelo artista brasileiro Crispim do Amaral, e descreve o encontro dos rios Negro e Solimões. O item é uma das peças mais raras deste que foi o primeiro monumento tombado em Manaus pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fonte: G1