Um dia para vivenciar na prática a necessidade de cuidar de uma área com forte degradação ambiental. Com essa ideia na cabeça, o projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade (EES) escolheu esta quarta-feira, 5/6 – Dia Mundial do Meio Ambiente -, para levar os alunos do projeto para uma ação de plantio de 150 mudas, na comunidade Jardim Mauá, no Mauazinho, Zona Leste de Manaus.
O projeto é realizado pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A área escolhida para o plantio foi a rua 13, na comunidade Jardim Mauá. “Nesta área já tivemos dois desmoronamentos. É um lugar complicado, que tem muitos problemas”, atesta o líder comunitário Fernando Souza, o Dom Fernando, que participou da ação.
“Depois desses deslizamentos, a prefeitura fez um aterro, mas um aterro não é o suficiente. A área precisa ser revitalizada. Precisa ter árvores que segurem essa encosta, para que ela não seja degradada novamente”, pontua a educadora ambiental do projeto EES, Danielly da Mata.
Teoria e prática
Os alunos do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade participam de atividades esportivas como taekwondo, remo e esportes coletivos. Paralelo a isso, eles participam de oficinas que abordam diversos temas, entre eles, a questão ambiental. Neste aspecto, a ação serviu para mostrar aos alunos, na prática, como cuidar melhor da natureza.
“Aqui eles vão vivenciar a prática do que eles aprendem durante a teoria nas oficinas. Vão conhecer uma área de degradação ambiental ao vivo e dentro da comunidade deles”, explica Danielly.
O líder comunitário celebra a parceria. “Estamos felizes com essa parceria com a Oela, nos ajudando com esse projeto em que as crianças colocam a mão na massa. Elas plantando, hoje, vão zelar muito mais pela natureza amanhã”, diz Dom.
Experiência
Sthefany Morais, que é aluna do EES na modalidade taekwondo, era uma das mais animadas durante a ação ambiental. Para ela, o plantio mostra a importância que todos devem dar a preservação da natureza. “Precisamos das árvores para o futuro do planeta. Então é muito importante plantar e preservar”, declara.
Missão
Para a coordenadora do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade (EES), Katiussia Souza, o objetivo foi alcançado. “Eu acredito que atingimos as expectativas. As crianças participaram, a comunidade ajudou também. É um trabalho que precisamos desenvolver mais vezes. Já identificamos outras áreas no Mauazinho que precisam de ações como essas. Então vamos planejar outras ações parecidas. Isso será uma das heranças do projeto para comunidade”, finaliza.