Crescem os casos e óbitos por Covid-19 em pacientes jovens
A análise, divulgada nesta sexta-feira (23), apontou que as faixas etárias entre 20 a 29 anos, foi a que registrou maior aumento no número de mortes e a entre 40 a 49 anos, o aumento foi em número de casos de Covid-19.
Crescem os casos e óbitos por Covid-19 em pacientes jovens
O Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 referente às semanas epidemiológicas 14 e 15, período de 4 a 17 de abril, constata que a doença tem infectado cada vez mais pessoas jovens, processo chamado pela Fiocruz de rejuvenescimento da pandemia.
Os números surpreendem. Os casos de mortes entre as pessoas de 20 a 29 anos, cresceram 1.081,82%. Já nas idades de 40 a 49 anos, o aumento de casos foram de 1.173,75%.
Nos estados de Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul foram verificadas um aumento nas taxas de mortalidade, o que torna critica a situação desses estados para as próximas semanas de pandemia
De todos os estados, mais o distrito Federal, foram encontradas as maiores taxas de incidência de covid-19 nos estados de: Rondônia, Amapá, Tocantins, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e no Distrito Federal.
Segundo a Fiocruz, as taxas de ocupação de leitos de UTIs no SUS por pacientes adultos com covid-19 se mantêm em níveis muito elevados.
Catorze estados e o Distrito Federal encontram-se com taxas de ocupação superiores a 90%:
- Rondônia (94%);
- Acre (94%);
- Tocantins (93%);
- Piauí (94%);
- Ceará (98%);
- Rio Grande do Norte (93%);
- Pernambuco (97%);
- Sergipe (97%);
- Espírito Santo (91%);
- Paraná (94%);
- Santa Catarina (97%);
- Mato Grosso do Sul (100%);
- Mato Grosso (96%);
- Goiás (90%);
- Distrito Federal (98%).
A análise constata que as incidências de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) se encontram em níveis de estabilidade em muitos estados ou em redução. No entanto, ainda estão em níveis muito altos.
Cerca de 90% dos casos de SRAG são devido a infecções por Sars-CoV-2. De acordo com o estudo, os estados com níveis altos e estáveis de SRAG são principalmente das regiões Sul e Nordeste.
Fonte: Isto é