Com o prefeito David Almeida (Avante) e o vice-prefeito Marcos Rotta (PP) fora de Manaus, coube ao presidente da Câmara Municipal de Manaus e prefeito em exercício Caio André (PSC) recepcionar a boneca gigante Kamélia em sua chegada à capital, no aeroporto internacional Eduardo Gomes, na noite do último sábado (7), abrindo oficialmente a temporada momesca na cidade. Foi Caio André quem entregou a chave da cidade à Kamélia e, com o gesto, declarou oficialmente aberto o Carnaval de Manaus.
TRADIÇÃO SEXAGENÁRIA
Já lá se vão 67 anos desde que se iniciou a tradição do prefeito de Manaus recepcionar a Kamélia e entregar à boneca a chave da cidade, dando o pontapé inicial na folia. Foi em 2013, entretanto, que a tradição se tornou lei, por meio de propositura do saudoso então vereador Arlindo Júnior, sancionada pelo então prefeito Arthur Neto (sem partido). Após receber a chave da cidade das mãos de Caio André, a boneca seguiu em carreata até o Olímpico Clube onde protagonizou o Baile da Chegada da Kamélia.
MARCOS ROTTA DE VOLTA
Já neste domingo (8), o vice-prefeito Marcos Rotta assumiu o comando da Prefeitura de Manaus, enquanto o prefeito David Almeida segue em período de descanso longe da cidade. O vereador Caio André, portanto, ficou somente dois dias no comando de Manaus.
TIRO SAIU PELA CULATRA
No afã de protagonizar o golpe de Estado que tanto acalentaram, os terroristas bolsonaristas que invadiram e destruíram os palácios dos três poderes em Brasília, na tarde deste domingo (9), acabaram por enfraquecer o movimento em todo o País. A tolerância que vinha sendo praticada com os grupos antidemocráticos instalados em frente aos quartéis em todo o Brasil ficou sem razão de existir. Por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, os acampamentos golpistas estão sendo desmontados em todo o País.
NO CMA TAMBÉM
A Justiça Federal determinou, nesta segunda-feira (9), o desmonte imediato do acampamento mantido em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus (AM), em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Amazonas, em novembro de 2022, corroborada pela decisão de Alexandre de Moraes. A juíza Jaiza Fraxe chegou a autorizar o uso da força policial para o desmonte, o que não foi necessário, já que os bolsonaristas locais acabaram saindo sem grandes confrontos, não sem antes atacar imprensa e forças policiais.
NINGUÉM APOIA TERRORISMO
Os atos terroristas deste domingo (8) serviram também para isolar o movimento golpista até mesmo de aliados bolsonaristas. Ninguém quer ter ligação com o terrorismo. Autoridades em todas as esferas se apressaram em emitir notas de repúdio, mesmo as simpáticas às causas bolsonaristas. No Amazonas não foi diferente, com os comandantes dos três poderes, em âmbito municipal e estadual, manifestando seu repúdio contra os atos antidemocráticos.
WILSON PARTICIPA DE REUNIÃO
O govenador Wilson Lima (UB) não só repudiou o terrorismo praticado por bolsonaristas em Brasília, como confirmou sua participação na reunião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai realizar com governadores para evitar que atos como os ocorridos em Brasília se espalhem por outros Estados. É mais uma oportunidade de aproximação do Governo do Amazonas com o Governo Federal. Afinal, desde o fim das eleições, Wilson declarou que é um homem de diálogo e que não teria entraves para se relacionar bem com o governo Lula.
REFORÇO PARA CRIANÇAS
Começou nesta segunda-feira (9), em Manaus, a aplicação da primeira dose de reforço (terceira dose) da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A vacinação está sendo feita em 32 pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídos em todos os distritos geográficos da capital. Para a imunização, inclusive das crianças que fizeram o esquema inicial com a CoronaVac, será utilizada a vacina Pfizer pediátrica.
A CORTE DO CARNAVAL
Muito afeito ao Carnaval, o REBOJO desta segunda-feira (9) se inicia e se encerra com notas carnavalescas, mesmo diante do grave momento por que passa o País. Afinal, a alegria não pode sucumbir. Foi eleita na noite de sábado (7) a Corte Oficial do Carnaval de Manaus 2023. André Andrade é o Rei Momo, Arleane Marques é a Rainha do Carnaval, Suzana Marques é a Passista de Ouro e Márcio Paulino “Batera” é o Passista Dourado.