Corpo de Bombeiros realiza instrução prática de resgate em área de selva para 200 alunos soldados

Atividade compõe etapa final do curso de formação, antecedendo ao estágio operacional

Foto: Arthur Castro/Secom

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou, nesta terça-feira (16/07), a instrução prática de Busca e Resgate em Área de Selva (Bras) para 200 alunos soldados. A atividade, que seguirá até a sexta-feira (19/07), está sendo realizada no quilômetro 24 da rodovia estadual AM-010, e compõe a etapa final do curso de formação, antecedendo o estágio operacional.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, a instrução em área de selva é a etapa em que os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de formação, sendo um preparo técnico de extrema importância para atuação em ocorrências de busca e resgate em área de selva.

Foto: Arthur Castro/Secom

“Por diversas vezes na carreira de bombeiro, o militar precisa entrar na selva para resgatar pessoas, para sobreviver em ambiente onde há poucos recursos, porque a sociedade precisa ser atendida e nós precisamos estar prontos para salvar vidas”, destacou coronel Alexandre Freitas.

Durante o período de selva, os alunos terão instruções como cartografia, abrigos temporários, armadilha de caça e pesca, salvamento e resgate de feridos, entre outras modalidades que são fundamentais no trabalho operacional desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em ocorrências de busca e resgate em ambiente de selva.

Curso de formação

Os 200 alunos soldados foram convocados em 2023, por meio de concurso público, e iniciaram o curso de formação ainda no mês de dezembro do ano passado. Após a semana de sobrevivência na selva, os alunos farão o estágio operacional nos postos da corporação, para que desenvolvam na prática os conhecimentos adquiridos, que usaram ao longo de toda a carreira de bombeiro militar.

Foto: Arthur Castro/Secom