Continuidade do Programa Luz Para Todos será debatido em Audiência Pública

O Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Sinésio Campos (PT), vai realizar uma Audiência Pública na terça-feira (28), no Plenário Ruy Araújo, com o objetivo de debater e encaminhar providências sobre a continuidade do Programa Luz Para Todos nos 62 municípios do estado. 

Segundo o deputado, o intuito da Audiência Pública é debater e buscar esclarecimentos juntamente com as autoridades e comunitários presentes, sobre continuidade do Programa Luz Para Todos, após a privatização da estatal, programa este considerado pela ONU um dos maiores programas sociais do mundo, promovendo o acesso universal à energia elétrica que já atendeu milhões de moradores rurais e vai contar com a presença confirmada do Diretor Nacional do Programa Luz Para Todos, Antônio Celso de Abreu Júnior, e toda direção  do LPT.

“Esse programa não pode deixar de atender as comunidades dos nossos municípios, pois sabemos que a chegada da energia elétrica nas comunidades rurais, através do Programa Luz para Todosfacilitou a integração dos programas sociais do governo federal, melhorando o acesso da população a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento. Além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das áreas do Amazonas, levando dignidade social aos nosso  municípios”, explicou o deputado. 

É importante destacar que a privatização da Distribuidora de Energia-Eletrobras, por si só, restringe o acesso à energia pela população com menor renda, visto que, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a entrega das estatais à iniciativa privada impactará, inicialmente, as contas de energia em, no mínimo, 17%. Com a restrição do Programa e a possível retirada de subsídios, a população, que ainda se encontra excluída energeticamente, poderá permanecer à luz da lamparina.