Conselho de Cultura busca parcerias para conservação de documentos históricos

O projeto do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) de identificar, preservar e restaurar documentos históricos de Manaus segue seu curso, agora buscando parcerias com outras instituições e pessoas públicas.

 

– O Conselho esteve no Arquivo Municipal dando início ao projeto de conservação. Relembre aqui. (https://banzeironews.com/ultimas-noticias/2021/02/concultura-analisa-acervo-historico-do-arquivo-municipal-de-manaus/)

 

O primeiro apoio veio do ex-presidente Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Yedo Simões. Na época de presidência, o desembargador incentivou a restauração de documentos judiciários históricos do Estado.

 

– Entre os documentos restaurados há arquivos que datam do período de escravidão no Amazonas, por volta do século 19.

 

O objetivo final do projeto é, após fazer uma triagem dos documentos, trabalhar nas restaurações necessárias e conseguir disponibilizar os arquivos históricos à sociedade;

 

– Em especial, dar acesso ao público acadêmico. Os arquivos históricos têm grande valor educacional: Manaus têm documentos até do período colonial.  

 

O Concultura, assim como a Manauscult, seguem em busca de parceiros. Também é possível procurar diretamente o Conselho para formar parcerias. Os interessados podem entrar em contato com o órgão pelo e-mail conculturamanaus@hotmail.com.