Amazonas

Conferência fortalece saúde e trabalho em Parintins

Com auditório lotado, Parintins realiza Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Parintins foi aberta na noite desta quinta-feira (27), no auditório Dom Arcângelo Cerqua, que ficou lotado com a presença de centenas de profissionais da saúde e estudantes. A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, tem dado grande importância a essas discussões, que irão resultar em propostas para beneficiar os trabalhadores do setor e fortalecer as políticas públicas voltadas a esse segmento.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde com objetivo de discutir propostas para fortalecer as condições de trabalho e assistência aos trabalhadores do setor, além de encaminhar demandas para as esferas estadual e nacional.

A programação da abertura contou com a participação de diversas autoridades e uma palestra da professora Eliana Feijó, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em seguida, foi realizada a leitura do regimento da conferência. O encontro prossegue nesta sexta-feira (28), com debates e formulação de propostas.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, destacou a importância do evento para a construção de políticas públicas voltadas aos trabalhadores da saúde. “Realmente a gente está nessa luta e todos estão envolvidos. O Controle Social, o Conselho de Saúde, estão aqui para fortalecer essa conferência, que com certeza trará propostas para o nível estadual e beneficiará os trabalhadores e usuários do SUS em Parintins”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, enfatizou que a conferência é um espaço essencial para valorização dos profissionais da saúde que conta com apoio da Prefeitura de Parintins. “É um momento extremamente importante, onde Administração Municipal, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde juntam as mãos para definir propostas que valorizem essa peça fundamental na gestão e no cuidado com a saúde do município: o trabalhador da saúde. As propostas aqui debatidas seguirão para as etapas estadual e nacional”, declarou.

A professora Eliana Feijó reforçou a necessidade de os trabalhadores, formais e informais, reconhecerem seus direitos e buscarem preservar sua saúde. “Estou muito esperançosa de que os trabalhadores tomem consciência de seus direitos à saúde, independentemente de terem carteira assinada ou não. O trabalho pode adoecer se não houver condições adequadas, e é essencial que cada um cuide de sua saúde para evitar o agravamento de doenças preexistentes ou adquiridas no exercício da profissão”, alertou.

A conferência também contou com a participação de representantes da zona rural, como a delegada Gesualda Cunha, moradora da região do Uaicurapá, que destacou os desafios do atendimento de saúde nas comunidades ribeirinhas. “Para nós, essa conferência é muito importante, pois enfrentamos grandes dificuldades na zona rural. A estiagem dos últimos anos dificultou ainda mais o acesso das ambulâncias. Essas discussões são de enorme valor para garantir melhorias no atendimento em nossas comunidades”, disse Gesualda.

A Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora continua nesta sexta-feira, promovendo debates e consolidando propostas que serão levadas para as etapas seguintes, com o objetivo de fortalecer a saúde pública e melhorar as condições de trabalho dos profissionais do setor em Parintins.

Foto: Márcio Costa -SEMSA/SECOM

Leia também