Concurso “Foco no Fogo”, do MP do Amazonas, premia escola estadual de Manacapuru

Grupo de alunos produziu vídeo criativo com mensagem contra queimadas e garantiu prêmio para a escolaA Escola Estadual André Vidal de Araújo, em Manacapuru, foi premiada no concurso de vídeos “Foco no Fogo”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Um grupo de alunos do 6º ano conquistou a primeira colocação ao produzir um vídeo criativo com uma mensagem de conscientização contra queimadas e desmatamentos ilegais. O concurso, que contou com a participação de cinco escolas, incluindo um colégio militar e quatro escolas estaduais, buscou engajar a comunidade escolar na luta contra a destruição da floresta amazônica.

Cada escola poderia enviar até três vídeos de, no máximo, um minuto de duração. No caso da escola vencedora, dois vídeos foram submetidos, sendo o segundo o que garantiu o prêmio. As produções foram avaliadas por critérios como criatividade, originalidade e pertinência ao tema, com pontuação de 0 a 10 em cada quesito. Houve empate na segunda e terceira colocações, sendo decidido pelas notas mais altas no quesito criatividade.

A promotora de Justiça Tânia Maria de Azevedo Feitosa, criadora do concurso, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Os alunos participaram ativamente, com o apoio de professores, pais e responsáveis. Nossa intenção era justamente essa: envolver a comunidade para produzir um material educativo e disseminar a conscientização sobre a preservação da natureza”, afirmou.

O concurso foi uma resposta direta aos alertas da Defesa Civil sobre a vazante acima da média do Rio Amazonas e ao aumento do risco de incêndios florestais devido à estiagem. O MPAM lançou a competição para estudantes do ensino fundamental das redes estadual e municipal de Manacapuru para sensibilizar a população sobre os perigos das queimadas e desmatamentos, especialmente durante os períodos críticos de seca.

Fonte: MPAM
Foto: Divulgação