Comunidade indígena recebe reforço de vacinação. Primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em crianças de 5 a 11 anos e primeira, segunda e terceira doses nos de 12 anos.
Comunidade indígena recebe reforço de vacinação.
Localizada no bairro Tarumã, zona Oeste, a comunidade Nação Indígena, composta por cerca de 320 famílias, que vivem ali há 12 anos, recebeu as equipes do Distrito de Saúde Oeste.
No início desta quarta-feira (16/2), teve início uma ação de vacinação contra a Covid-19, que atingiu todas as 12 etnias que compõem a comunidade.
De antemão, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a prefeitura procurou facilitar o acesso da população a essa imunização.
Para isso, disponibilizando pontos descentralizados e estratégicos, para levar a campanha de vacinação a essas comunidades mais isoladas.
Comunidade indígena recebe vacinação
“Essa é a principal forma de protegermos a população”, salientou ela, lembrando que, desde o início da campanha de vacinação, as equipes não mediram esforços para alcançar o objetivo.
Para a enfermeira Isabel Hernandes, chefe de Divisão de Imunização, o resultado da ação foi positivo.
A expectativa era vacinar em torno de 60 pessoas na comunidade indígena, mas a grande procura pelo imunizante surpreendeu a todos.
O público adulto, segundo ela, compareceu em peso para receber a primeira dose, muitos demonstrado alegria e alívio por serem vacinados contra a pandemia.
De acordo com a cacique da comunidade, Ana Célia Barros Costa, havia uma expectativa sobre se a vacinação chegaria até a comunidade Nações Indígenas.
A chegada das equipes de Saúde, entretanto, foi um alívio e alegria para todos os moradores, principalmente para a população adulta.
Ação continua
Nesta quinta-feira (17/2), a campanha de vacinação será em outra comunidade indígena.
Localizada no Conjunto Cidadão 10, rua Paraná do Barroso, também no bairro Tarumã, a comunidade Associação Unindo Etnias, receberá as equipes de vacinação.
Por fim, segundo Shádia Fraxe, o trabalho continuará, até que todos os moradores das áreas urbana e rural de Manaus tenham sido vacinados.
Fonte: Semsa