O mês de agosto é marcado pela realização da campanha Agosto Dourado, voltada para incentivar a amamentação.
Juntando esforços nesse sentido, a Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta terça-feira (13/8), entrega de aproximadamente mil recipientes de vidro para o Banco de Leite Fezinha Anzoategui, que funciona na Maternidade Balbina Mestrinho, localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.
A entrega aconteceu no hall de entrada da Aleam, e a deputada Mayra Dias (Avante), presidente da Cast, explicou que esta foi a primeira entrega de potes e copos medidores de vidro doados por servidores, que participaram da campanha “Doe frascos de vidro – Amamentação Solidária”, instituída por meio da Resolução Legislativa (RL) nº 990/2023.
Os potes de vidro serão direcionados às mães lactantes que doam o leite excedente e os copinhos medidores de vidro são utilizados no momento de alimentar os bebês que precisam ficar na Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“A doação de leite materno é muito importante para todos os bebês que precisam de um alimento completo, natural e sem contra-indicação alguma”, destacou a deputada Mayra Dias, ressaltando, ainda, que de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), o aleitamento materno protege o bebê de doenças respiratórias, de pele, inflamações, verminoses, tem um papel importante na dentição, além de criar um vínculo forte entre mãe e bebê.
O vidro é responsável por conservar o leite de forma saudável até servir de alimento ao recém-nascido que irá recebê-lo, apontou a deputada Mayra, falando ainda que os recipientes de vidro têm as condições favoráveis de higiene e conservação de nutrientes, além do fato que a doação deste material ajuda o meio ambiente, já que não são descartados após o uso.
“Por isso, reforço que continuamos recebendo doações desse material na sala da Cast, no 4º andar da Aleam”, falou Dias.
O representante do Banco de Leite Fezinha Anzoategui, Fabrício Rolim, destacou a importância da doação, já que o frasco de vidro com tampa plástica é onde são armazenados os leites doados pelas mães lactantes.
“Sem estes recipientes, não teríamos como receber as doações de leite materno, e consequentemente ajudar centenas de bebês e mães”, afirmou.
Segundo Fabrício, são utilizados mensalmente, em média, 200 frascos de vidro, em razão da necessidade de substituição devido ao processo de pasteurização, onde são aquecidos e resfriados com o objetivo de esterilização.
“Devido a esse processo, os potes acabam ficando mais frágeis e quebram, por isso precisamos substituir e essas doações ajudam nesse processo de reposição”, afirmou o representante da maternidade, explicando que a unidade hospitalar também abastece outros bancos de leites do Estado.
Foto: Hudson Fonseca