A nova política de privacidade do aplicativo de mensagens instantâneas entra em vigor no dia 15 de maio.
Por oferecer comodidade e agilidade na comunicação, o aplicativo é super utilizado em todo mundo. Afinal hoje em dia, é muito mais comum você receber mensagem instantânea ou chamada via WhatsApp que uma ligação telefônica, não é mesmo?
Porém, ao tentar impor novas regras relacionadas à privacidade do usuário, desde janeiro, a plataforma de mensagens causou um certo rebuliço e desconfiança em relação a segurança dos dados no app. O que resultou em uma migração em massa para outros concorrentes do seguimento, como o Signal e Telegram.
Mudanças
Com os novos termos do aplicativo de mensagens tornam obrigatório o compartilhamento de dados e as conversas do usuário com as empresas parceiras do Facebook, proprietária do WhatsApp.
- As informações que vão passar a ser compartilhadas pelo WhatsApp incluem:
- Número de telefone, nome e outros dados do seu acesso;
- Detalhes sobre o celular, como marca, modelo e a operadora móvel;
- Número de IP, com a localização da conexão à internet;
- Dados de transações e pagamentos realizados pela plataforma de mensagens.
E quem não aceitar?
Quem não aceitar os novos termos, vai ficar impossibilitado de utilizar algumas funcionalidades do aplicativo, como receber apenas ligações e notificações.
– A opção de ler ou enviar mensagens vai deixar de funcionar. A previsão é de que o banimento dure algumas semanas.
Mas, ainda não se sabe ao certo o que de fato vai acontecer com os usuários que não derem o aval ao termo, depois que começar a vigorar a nova política.
– Na página de perguntas da plataforma, existe a previsão de que vão ser excluídos definitivamente, os usuários inativos por 120 dias.
Atenção! O seu aparelho pode ser bloqueado para o WhatsApp
Essa é a outra nova do aplicativo de mensagens: O WhatsApp vai deixar de funcionar em diversos modelos de aparelhos celulares, inclusive alguns modelos do Iphone da Apple.
– A novidade pegou de surpresa milhões de brasileiros que utilizam a plataforma de mensagens instantânea.
Motivo do bloqueio
O bloqueio vai acontecer porque esses aparelhos não vão ser mais compatíveis com a nova versão do aplicativo que vai entrar em vigor neste ano.
Entre os excluídos estão aparelhos do modelo Samsung, Motorola e Sony.
Saiba quais são:
- LG Optimus Black ( e anteriores);
- Motorola Droid RAZR;
- Samsung Galaxy S II:
- HTC Desire;
- Iphone 1, iPhone 3 G, iPrhone 3GS, iPhone 4.
Ressaltando que, a compatibilidade do WhatsApp com esses aparelhos independe de estarem atualizados, mesmo que esteja na versão mais nova possível.