Combate à violência sexual no Amazonas resulta em 226 prisões

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) intensificou o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, resultando em 226 prisões de infratores entre janeiro e setembro deste ano. Desse total, 122 prisões ocorreram em Manaus e 104 no interior do estado. Segundo a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), liderada pela delegada Juliana Tuma, a instituição tem trabalhado em conjunto com escolas e famílias para alertar sobre os sinais de abuso e orientar sobre as medidas preventivas.

A importância da prevenção

A prevenção da violência sexual é uma responsabilidade coletiva, e a delegada Juliana Tuma reforça que escolas e famílias desempenham papéis fundamentais nessa luta. Mudanças bruscas de comportamento, isolamento social, baixo rendimento escolar e ansiedade são alguns dos sinais que podem indicar que uma criança ou adolescente está sendo vítima de exploração.

Ações e Operações no Interior

O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), enfatiza a atuação eficaz da Polícia Civil no interior do Amazonas. As salas de escuta especializada e o uso de equipamentos modernos são ferramentas que facilitam a coleta de provas e fortalecem o apoio às vítimas.

Denúncias e proteção às vítimas

A Polícia Civil destaca a importância de denunciar casos de abuso sexual contra menores. Para isso, estão disponíveis os números (92) 99962-2441, 181 (Secretaria de Segurança Pública) e o Disque 100. Além da Depca, qualquer unidade policial pode receber denúncias.

Para mais informações e conteúdos relacionados, acesse nossas outras matérias sobre segurança pública e proteção infantil.

 

Fotos: Erlon Rodrigues e Beatriz Sampaio/PC-AM