Com títulos sobre a História, Economia, Direito e outras áreas do conhecimento, Biblioteca da Aleam está disponível aos servidores

A Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo, que funciona na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está aberta aos servidores e público externo para empréstimo de livros e pesquisas.

As obras que estão na biblioteca da Aleam são disponibilizadas aos servidores para empréstimo, por até sete dias, de até quatro títulos, com possibilidade de renovação. Porém, o público externo pode realizar pesquisas no local, que tem wi-fi disponível.

As pesquisas e consultas são livres para o público em geral, porém o empréstimo de livros é permitido apenas aos servidores da Aleam, sendo necessária a apresentação do crachá funcional e de um cadastro local.

Para empréstimo e reserva de livros é necessário um cadastro na biblioteca, por meio do qual cada usuário poderá emprestar cada título por até sete dias. Se o livro solicitado estiver emprestado, o usuário poderá requerer a reserva mediante preenchimento de um formulário de reserva de livros.

De acordo com o gerente da Biblioteca, Paulo Maurício Carneiro, o espaço pode ser usado tanto por servidores quantos pelo público externo para pesquisas e estudos. “No caso de dependentes de servidores a gente pede que indique o número da matrícula do servidor do qual a pessoa é dependente, mas o dependente tem o mesmo direito a sete dias de empréstimo cabendo uma renovação que o servidor da Casa tem. No caso de estudantes e público externo, são permitidas pesquisas e consultas locais”, explicou.

Títulos variados

A biblioteca conta com títulos sobre a história do Amazonas, do Brasil, economia, artes, direito e várias outras áreas do conhecimento, além de publicações diferenciadas como livros raros de artes, enciclopédias antigas e publicações em braile, como a Lei Orgânica da Cidade de Manaus e o Estatuto dos Servidores Públicos.

Em seu acervo a biblioteca conta com 1983 obras adquiridas pela Assembleia, além de centenas de títulos que foram doados pela Biblioteca do Senado Federal e de outras instituições que ainda estão em processo de catalogação. No espaço é possível acesso à história do poder legislativo de 1852 a 1924, às Constituições do Estado do Amazonas de 1891 a 1989, além de outras 2500 obras e periódicos e também enciclopédias como a Barsa.

Biblioteca virtual

Atualmente existe um link dedicado à Biblioteca em formato virtual, dentro da página da Escola do Legislativo no portal da Aleam, contendo as Constituições do Brasil e do Amazonas, as Legislações de 1852 a 1870, Regimento Interno e Estatuto do Servidor, mas a intenção da diretoria da Escola do Legislativo é digitalizar o acervo da Biblioteca através de um sistema totalmente informatizado com banco de dados priorizando a leitura dinâmica.