A inauguração do terminal de passageiros ampliado e revitalizado do aeroporto de Barcelos, realizada pelo governador Wilson Lima (PSC) na manhã desta quarta-feira (23), incrementa em muito o já conhecido potencial turístico do município. Conhecida como a “Capital Mundial da Pesca Artesanal”, Barcelos vai ganhar, de primeira, voos regulares oriundos de Manaus, conforme anunciou o vice-presidente nacional da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, que estava presente à cerimônia de inauguração do aeroporto.
MIAMI-MANAUS-BARCELOS
A partir do dia 7 de março, as passagens aéreas do trecho Manaus-Barcelos já estarão disponíveis para compra. O dia 3 de maio marca o início das operações regulares entre as duas cidades. Além desse trecho, o ministro do Turismo, Gilson Machado, também presente na inauguração, anunciou que a pasta está negociando o retorno dos voos diretos entre Miami e Manaus, já que a grande maioria dos turistas estrangeiros que chegam a Barcelos são norte-americanos.
HISSA CONVIDADO
O governador Wilson Lima fez questão de convidar o ex-deputado federal Hissa Abrahão (PDT) para a cerimônia, já que foi ele quem deu o pontapé inicial na revitalização do aeroporto de Barcelos, por meio de emenda parlamentar de sua autoria. Hissa não viu os recursos chegarem ao município, por não ter conseguido se reeleger. Aí entrou em cena a ex-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) Roselene Medeiros e o governador Wilson Lima, que conseguiram destravar os recursos junto ao atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas).
CALCANHAR DE AQUILES
Um serviço ainda representa um entrave para o fortalecimento do turismo em Barcelos: o de telefonia móvel e internet. Assim como em todo o interior, e até mesmo na capital, o sinal é péssimo. Com a palavra as operadoras e os órgãos fiscalizadores.
AMAZONAS BEM REPRESENTADO
Dois amazonenses proferiram discursos durante a cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin: o ministro Mauro Campbell Marques, corregedor-geral Eleitoral, e Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ambos discursaram no mesmo tom que permeou toda a cerimônia. Em defesa do voto eletrônico, Mauro Campbell lembrou que o voto impresso propiciava “fraudes eleitorais que fortaleciam oligarquias”. Já Beto Simonetti afirmou que “a se julgar pelo passado recente, podemos esperar calúnias, fake news e até mesmo ataques hackers ao TSE” em 2022.
THIAGO DE MELLO PRESENTE
O poeta amazonense Thiago de Mello, falecido recentemente, também se fez presente na posse de Fachin. O ministro Mauro Marques citou versos do poeta duas vezes em seu pronunciamento. Na abertura, citou “Os Estatutos do Homem”: “Por decreto irrevogável fica estabelecido/ o reinado permanente da justiça e da claridade,/ e a alegria será uma bandeira generosa/ para sempre desfraldada na alma do povo”. Perto do final de seu discurso, ao se dirigir a Fachin, citou o poeta novamente: “O seu trabalho não é a pena que paga por ser homem, mas um modo de amar e de ajudar o mundo a ser melhor”.
URGÊNCIA NO PORTE DE ARMA
Foi votado e aprovado, em regime de urgência, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na sessão desta quarta-feira (23), o projeto de lei do deputado Delegado Péricles (União Brasil) que reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas.
‘CARIDADE COM O CHAPÉU ALHEIO’
Em pronunciamento de repúdio à intenção do ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o deputado Serafim Corrêa afirmou que o ministro “faz caridade com o chapéu alheio”. Isso porque, metade do que é arrecadado com o imposto é dividido entre estados e municípios. “Eu acho que ele pensa que os governadores e prefeitos são bobos, são lesos”, disse o deputado estadual. Além disso, Serafim alertou que a redução de 25% na alíquota do IPI pode tirar indústrias do Amazonas.
‘NO FEITIÇO DO BOTO NAVEGADOR’
Cria e herdeiro político do “Boto Navegador”, o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) lembrou hoje em suas redes sociais que Gilberto Mestrinho estaria completando, nesta quarta-feira (23) 94 anos. “Me sinto muito honrado de ter compartilhado parte dessa trajetória ao seu lado”, postou o “Negão”, como legenda de uma foto dos dois, emoldurada pelo célebre e histórico jingle que dizia: “No feitiço do boto navegador, Gilbertooo! Mestre comandante, meu governador”, em versão cantada nas vozes de Lucilene Castro e David Assayag.
CAS SOB NOVA DIREÇÃO
A grande expectativa da primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), que será realizada nesta quinta-feira (24), é que será o primeiro encontro presidido pela nova secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino. A expectativa se dá porque Daniella segue a cartilha do ministro Paulo Guedes, que tem dado mostras de não ser muito simpático com a Zona Franca de Manaus.
PRESENTES PARA A SUFRAMA
A reunião do CAS também marca a comemoração dos 55 anos da Suframa, celebrados na próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro. Como o Rebojo já havia anunciado há duas semanas, a autarquia vai ganhar alguns “presentes” anunciados durante a reunião: a entrega oficial da revitalização do Distrito Industrial e o lançamento de um edital de licitação de 267 lotes do Distrito Agropecuário e mais 14 lotes do Distrito Industrial. Durante a mesma reunião do CAS, ainda será realizada a assinatura de um acordo de cooperação técnica de cidades inteligentes com os municípios de Manacapuru e Silves, acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e acordo de cooperação técnica com as juntas comerciais do Acre e de Rondônia.