O evento é apoiado pela Fapeam, no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev)
Com o objetivo de promover o debate e a troca de conhecimento científico para a formação profissional de qualidade, será realizado em Manaus, entre os dias 16 e 18 de novembro, o Congresso de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (CDAGIN). O evento nacional conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 005/2023.
A conferência é realizada pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como parte do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin). A proposta é coordenada pela pesquisadora Lionela da Silva Corrêa, doutora em Ciências pelo programa de Educação Física e Esporte, e professora da Ufam na área de dança, ginástica e atividades rítmicas-culturais.
A programação do evento inclui minicursos e rodas de conversas, além de apresentações de pesquisas. Trabalhos no modelo artístico-cultural irão fazer parte do Festival Universitário de Dança da Ufam (Feudan), que acontece no mesmo período. Professores da educação básica e do ensino superior, artistas circenses, bailarinos, coreógrafos, técnicos de ginástica e estudantes são parte do público-alvo da ação.
A coordenadora destaca a importância da aproximação entre a academia e a sociedade, bem como a contribuição dessas atividades como meio de transformação social. “Geralmente, cada grupo atua em seu nicho. Acreditamos que cada um pode contribuir com conhecimento. Muitos deles são da prática e possuem trabalhos riquíssimos, mas que não são divulgados de forma científica”, afirmou.
Sobre o Prodagin
É um programa de extensão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, com aproximadamente 400 alunos matriculados. Dentre as disciplinas oferecidas estão a dança criativa, ballet clássico, dança de salão, dança para usuários de cadeira de rodas, dança para pessoas com deficiência, tecido acrobático e ginástica rítmica.
“A missão é proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras e expressivas de crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência, e cultivar o saber científico por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse Lionela.
Inscrições
Detalhes da programação do evento, com locais e horários, e o link para inscrições estão disponíveis na página https://www.prodagin.ufam.edu.
Sobre o Parev
O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/
Foto: Divulgação