Com apoio de Lula, Braga finalmente sacramenta candidatura

Apontado como pré-candidato ao Governo do Estado desde sempre, o senador Eduardo Braga (MDB) vinha tergiversando sobre o tema: “Nunca afirmei que sou candidato”, costumava dizer. Chegou-se até a acreditar que sua candidatura realmente não se concretizaria. Pois bem! Com o anúncio do apoio do MDB à candidatura de Lula (PT) em 11 Estados, incluindo o Amazonas, e o consequente apoio de Lula à candidatura do MDB no Amazonas, Braga agora já confirma com todas as letras que será candidato ao Governo do Estado.

ALIANÇAS REEDITADAS

Eduardo Braga também foi governador do Amazonas durante os dois mandatos de Lula na presidência da República (2003-2010). Ambos vêm falando na reedição da parceria e no progresso que isso pode trazer ao Estado. Ao que tudo indica, a pujança desenvolvimentista da Era Lula, com os benefícios que trouxe ao Amazonas com Braga no comando, será a tônica da campanha do senador ao Governo do Estado. Uma outra aliança também será reeditada com esse arranjo: Braga e Omar Aziz (PSD) no mesmo palanque, já que Aziz é o candidato de Lula ao Senado.

CHICO PRETO DEPUTADO?

Voltaram a circular os rumores de que o pré-candidato ao Senado Chico Preto (Avante) será convidado a desistir e se candidatar a deputado federal. A versão é recorrente e se justifica na necessidade do Avante de fortalecer sua bancada na Câmara Federal, desafio para o qual os votos de Chico Preto seriam um ajuda e tanto. A assessoria e o próprio Chico, entretanto, negam veementemente, até mesmo com uma certa irritação pela disseminação das notícias, que classificam como fake news.

CONVENÇÃO DE PSDB E CIDADANIA

Seguindo a tendência de deixar para os últimos dias do período designado para a realização das convenções eleitorais, a Federação PSDB/Cidadania-Amazonas vai realizar a sua convenção partidária estadual no último sábado do mês, 30 de julho, na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso, localizada na avenida Margarita, nº 1033, bairro Cidade Nova, às 10h. Trata-se do último fim de semana antes do fim do período das convenções, que se encerra em 5 de agosto.

AINDA SEM VICE

A federação, aliás, segue uma outra tendência da atual corrida pré-eleitoral: anuncia a data da convenção, mas não anuncia o nome do candidato a vice-governador que será referendado no evento. A convenção oficializará os nomes dos pré-candidatos ao governo do Estado, Amazonino Mendes (Cidadania), e de seu ainda desconhecido vice-governador, além dos nomes do pré-candidato ao Senado, Arthur Virgílio Neto (PSDB), e de sua primeira suplente, Maria do Carmo Seffair (PSDB).

AMOM BATE O MARTELO

O início do período das convenções eleitorais, contudo, tem servido para sacramentar algumas definições. É o caso, por exemplo do vereador Amom Mandel (Cidadania), que já avisou que bateu o martelo: vai concorrer mesmo a uma das oito vagas de deputado federal pelo Amazonas. Amom andava questionando seus eleitores sobre ser mais útil na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa. Agora, avisou que já decidiu. Sua candidatura será confirmada também na convenção da Federação PSDB/Cidadania.

PC DO B NÃO VAI ESPERAR

Já o partido comunista do Brasil (PC do B) decidiu não esperar. Realiza sua convenção eleitoral já neste sábado (23), com o lançamento de duas candidaturas à Câmara Federal: a ex-deputada federal e senadora Vanessa Grazziotin e o vereador de São Gabriel da Cachoeira, Rafael Antônio (Rafinha). O partido lança ainda seis candidaturas à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dentre elas a de Michelle Andrews, que encabeça a candidatura coletiva da Bancada das Manas.

INDIGNAÇÃO DOS LOCAIS

O anúncio do line up do festival Passo a Paço deste ano, realizado nesta quinta-feira (21) pela Prefeitura de Manaus, deixou indignados alguns artistas locais. O problema é que só foram anunciadas as atrações que vêm de fora, deixando os locais para depois. Para alguns artistas, isso demonstrou um certo desprezo pelos que produzem arte em Manaus. Eles reclamam também de uma enquete em que a prefeitura consulta a população para saber quem dos artistas locais deve se apresentar. Segundo eles, isso demonstra amadorismo e, de novo, desprezo.

POESIA DE REGINA

A escritora e jornalista amazonense Regina Melo vai lançar sua mais nova obra, “Mais uma vez poesia”, na próxima sexta-feira (29), na Banca do Largo, no entorno do Teatro Amazonas, a partir das 18h. Regina, que atualmente encontra-se radicada em Natal, lançou a obra na capital do Rio Grande do Norte em março de 2020. Em atual temporada manauara, aproveita para lançar a obra em sua terra natal e rever amigos na Banca do Largo.