Com apoio a Bolsonaro, Arthur passa de ‘vagabundo’ e ‘b*sta’ a aliado

O ex-prefeito e candidato a senador derrotado Arthur Neto (PSDB) decidiu voltar atrás na decisão de ficar neutro na declaração de apoios para as eleições para governador e presidente no segundo turno. Arthur anunciou, nesta segunda-feira (17), apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). E foi a Brasília realizar a cerimônia do “beija-mão” do atual mandatário federal. Com o gesto, Arthur releva as trocas mútuas de farpas e impropérios, nas quais chegou a ser chamado de “vagabundo” e “b*sta” por Bolsonaro.

ACORDE DISSONANTE

A decisão de Arthur Neto destoa de demais “peixes grandes” de relevância nacional do PSDB como, por exemplo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Tasso Jereissati e o ex-senador José Aníbal, ambos ex-presidentes nacionais da sigla, só para citar alguns dos “medalhões” tucanos que aderiram à chamada “frente ampla pela democracia” em apoio à candidatura de Lula (PT).

EM CONSONÂNCIA COM PLÍNIO

Por outro lado, a decisão de Arthur o coloca, finalmente, em consonância com seu colega de partido no Amazonas, o senador Plínio Valério (PSDB), com o qual vem mantendo disputas e desavenças internas há algum tempo. Plínio também declarou apoio à reeleição de Bolsonaro. Com o apoio declarado, Arthur também passa a ser ladeado por outros desafetos no Amazonas, como Coronel Menezes (PL) e o prefeito David Almeida (Avante).

TRISTE FIM

Nas redes sociais, alguns internautas condenaram a decisão de Arthur. “Triste final de carreira ao se aliar à extrema direita fascista”, postou, por exemplo, o jornalista Eduardo Gomes, que chegou a escrever que Arthur “foi ao Palácio do Alvorada de quatro patas e rabo entre as pernas anunciar apoio ao inominável”.

ESTABILIDADE NA LIDERANÇA

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Instituto Real Time Big Data mostra um cenário de estabilidade na intenção de votos da disputa pelo Governo do Amazonas no segundo turno. É a quarta pesquisa que aponta o governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) com uma vantagem de 16 pontos em relação a Eduardo Braga (MDB). Wilson tem 58% dos votos válidos contra 42% de Braga, apontam os levantamentos de três empresas de pesquisa diferentes.

QUATRO PESQUISAS, TRÊS EMPRESAS

Desde o início da campanha para o segundo turno, dois levantamentos da Pontual Pesquisas e um do O Convergente Pesquisas mostram Wilson com 58% dos votos válidos, contra 42% do segundo colocado, apontando para uma consolidação das intenções de voto do eleitor amazonense até esta altura da campanha. A pesquisa Real Big Data, divulgada nesta segunda-feira (17), foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro e ouviu 1 mil pessoas.

DISPUTA NA CMM

Movimento articulado pelos vereadores Rodrigo Guedes e Capitão Carpê, ambos do Republicanos, está firme no propósito de jogar água fria nos planos do atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), de se reeleger para mais um mandato no comando da Casa Parlamentar. O atual presidente pretende conseguir mudar o regimento interno da CMM para possibilitar que ele tenha dois mandatos consecutivos na mesma legislatura, o que é vetado pelo atual regimento.

MAIORIA ESTÁ FORMADA

O problema é que, até agora, 22 vereadores já assinaram o requerimento que quer impedir que David Reis mude as regras estabelecidas, formando a maioria da casa. Reis teria de obter o apoio de dois terços dos vereadores para mudar o regimento e, ao que consta, ainda não desistiu de convencer alguns de seus colegas que assinaram o requerimento, que contraria a sua pretensão de permanecer no comando, a mudarem de ideia.

PROFESSORES HOMENAGEADOS

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza nesta terça-feira (18), às 14h, uma Sessão Especial para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias” a 31 profissionais da área de educação apontados como destaque em suas atividades durante o ano de 2022. A medalha, que tem como objetivo homenagear os profissionais de Educação foi criada pela deputada estadual Therezinha Ruiz (PL).

FAKE NEWS E VACINAÇÃO

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realiza, nesta terça-feira (18), das 9h às 10h, a terceira edição do Programa Papo Cidadão, desta vez voltado à vacinação de crianças e adolescentes, com o tema: “O Impacto das Fake News na Vacinação de Crianças e Adolescentes”. Dados do Ministério da Saúde mostram que cobertura vacinal da população brasileira vem despencando, chegando a menos de 59% dos cidadãos imunizados em 2021.

DIA NACIONAL

Falando em imunização, o Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de Outubro. Ou seja, nesta terça-feira (17). Este ano, a data chega com mais preocupações do que motivos para comemorar. Afinal, são quatro anos consecutivos de queda nos índices de vacinação no Brasil. A preocupação maior é que a falta de cuidado da população com a prevenção contribua para o retorno de doenças já erradicadas no País.