Afirmação foi feita por Bi Garcia em ato de assinatura do termo de cooperação técnica para implantação da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). O prefeito ressalta que vacinação é responsável pela marca de 50 dias sem internações graves e óbitos pela Covid-19 em Parintins
O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), reforçou a importância de seguir o esquema Vacinal para combater a Covid-19 e fez um apelo para as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem o imunizante nos pontos disponibilizados pela Prefeitura. O pedido foi feito nesta quinta-feira, 26/08, na assinatura do termo que marca a implantação da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) em Parintins. Segundo o prefeito, uma parcela da população — cerca de 10% — ainda se recusa a tomar vacina, o que atrapalha o avanço da cobertura total da primeira dose.
Bi Garcia anuncia que a cobertura da primeira dose, que já chega a mais de 90% na população acima de 18 anos, ainda esbarra em líderes religiosos que proíbem seus fiéis de serem vacinados, além de pessoas movidas por ideologias políticas que se recusam a se imunizar e “negacionistas que não reconhecem a real situação do País”.
Apesar desse cenário, o prefeito comemora o fato de já ter avançado em mais de 50% a aplicação da segunda dose em Parintins. Segundo Garcia, isso significa que Parintins é o município que mais avança a vacinação não só no Amazonas, mas em todo o Brasil.
“A vinda da Funati para Parintins significa vida longa aos nossos idosos. Há mais de 50 dias nenhum idoso é internado por Covid e isso se dá muito pelo fato de nós priorizarmos a vacina. Vivemos momentos muito difíceis na pandemia, acompanhei de perto a situação no hospital, madrugadas adentro, vendo muitos idosos sofrerem, então quando chegou a vacina nós sabíamos que precisávamos priorizar os idosos e fomos em todas as comunidades para atender esse público. O resultado nós conseguimos ver agora, com as mortes pelo vírus zeradas”, destaca Garcia.
Atenção ao público geriátrico
Considerada uma especialidade com uma carência grande de profissionais, a geriatria é um dos focos de investimento que a Prefeitura de Parintins realiza pensando no bem-estar da população. O prefeito ressalta que além do ganho de mais serviços e oportunidades para os idosos, a Funati vai trazer possibilidade de formação para os profissionais da área de gerontologia. Idealizador da vinda da Universidade Aberta da Terceira Idade a Parintins, o prefeito Bi Garcia destaca ainda que a instituição chega a Parintins em menos de três meses após o início das negociações.
O reitor da Funati, Dr. Euler Ribeiro enalteceu a parceria firmada com a Prefeitura de Parintins e anunciou cursos para o município. “Eu me comprometo para que façamos juntos um curso de gerontologia e saúde do idoso em Parintins. Quero manter os cursos que temos em Manaus para os idosos em Parintins. Tenho certeza que essa parceria vai dar muito certo”, salienta Ribeiro.
A Funati, que é vinculada do Governo do Estado do Amazonas, tem importante atuação no ensino, pesquisa e assistência de saúde ao público da terceira idade. Semestralmente, a instituição oferece mais de 3 mil vagas em cursos e oficinas para pessoas com idade a partir de 50 anos.
Fotos: Yuri Pinheiro