O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, recebeu, no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do ministério, Milton Zuanazzi.
O ministro gravou uma participação no programa Entre Pontos, ao lado de Tadros, quando comentou assuntos como a retomada do turismo no pós-pandemia, o Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), o apoio do MTur ao Rio Grande do Sul após as fortes chuvas e à estruturação turística de Belém (PA) e da região metropolitana da capital paraense para receber a COP 30, em 2025.
Durante o encontro, eles trataram dos avanços nas políticas públicas do setor e Celso Sabino aproveitou para fazer a entrega ao presidente Tadros de medalha comemorativa à participação do Ministério do Turismo nas reuniões do G20, que têm o Brasil como país-sede. A cúpula que reúne líderes globais das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana, se encontrará no Rio de Janeiro, em novembro deste ano.
G20 Turismo no Rio Janeiro
Também foi realizada, no Rio de Janeiro, a 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho do Turismo do G20. O encontro teve a presença do ministro do Turismo e de técnicos de 26 países que discutiram práticas de turismo sustentável em prol do desenvolvimento da economia, da sociedade e do meio ambiente.
Na pauta do encontro liderado pelo Brasil, também figuraram temas como qualificação profissional e metodologias para medir a sustentabilidade dos destinos, além do fortalecimento das instituições multilaterais e a ampliação do financiamento internacional de projetos turísticos.