Comissão de Meio Ambiente da Aleam vai premiar “Gabinete Sustentável”

Ações de conscientização sobre cuidados com o meio ambiente, sobre a parcela de responsabilidade e comportamento de cada um, com a doção de práticas simples, serão divulgadas pela Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá no período de 3 a 7 de junho. Uma dessas ações, que inclusive já está em curso, é a realização da 1ª edição da campanha “Gabinete Sustentável”.

A campanha tem o objetivo principal de promover a conscientização ambiental de parlamentares e servidores dos gabinetes sobre práticas sustentáveis. “Estamos visando mudança de hábitos dos servidores, para que a Aleam possa dar exemplo e fazer a sua parte”, explicou a deputada Joana Darc (PR), presidente da Caama. Essa primeira edição será limitada aos gabinetes parlamentares, mas a ideia é que, nos próximos anos, abranja todos os departamentos da Casa.

Funcionários da Comissão foram aos gabinetes e explicaram as regras da competição, onde cada “desafio” cumprido vale uma pontuação. Foram propostas ações como, por exemplo, a substituição do uso de copos descartáveis por copos /canecas reutilizáveis. A separação e utilização, sempre que possível, do papel de rascunho também garante pontos. Os servidores dos gabinetes que realizarem o plantio de uma muda de árvore, e gravarem um vídeo de até 30 segundos registrando o ato, asseguram pontos. Outro item de avaliação é a ação voluntária de dispensar uso de canudos, separação de itens para reciclagem e fazer a destinação dos mesmos.

A campanha iniciou no dia 27 de maio e encerra no dia 6 de junho, quando acontecerá a apuração dos pontos e o vencedor será conhecido. Durante a vigência da competição, os servidores dos gabinetes que realizarem passeio de bicicleta e documentarem nas redes sociais usando a hashtag #gabinetesustentável2019, ganharão ponto extra. “O resultado será divulgado no dia 6 e o gabinete vencedor receberá um certificado de reconhecimento como Gabinete Sustentável 2019”, explicou a deputada.

 

Caama

 

A Comissão do Meio Ambiente tem o compromisso de acompanhar e participar ativamente das pautas sobre políticas florestais, preservação do meio ambiente e biodiversidade. A Comissão realiza constantemente estudos sobre projetos para o desenvolvimento estadual, com planos, programas, projetos e atividades correlatas ao desenvolvimento sustentável dos municípios do interior.

A deputada Joana Darc (PR) assumiu a Comissão nesta atual Legislatura, que iniciou no dia 1º de fevereiro último. Desde então, a Caama esteve atuante em várias causas e grupos de trabalhos, participando junto aos grupos de trabalho existentes tanto na esfera estadual, quanto federal. “Infelizmente, nós ainda vemos atitudes que vão no sentido inverso da proteção e preservação ambiental e, por isso, nos mantemos vigilantes e atuantes”, afirmou a deputada.

Joana Darc enumerou alguns grupos que a Caama participa como, por exemplo, o Grupo de Trabalho (GT) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), criado para discutir medidas e estratégias para proteção dos Periquitos-de-asa-brana (Brotogeris versicolurus) que revoam a Avenida Efigênio Salles, Zona Centro Sul de Manaus. As aves utilizam as árvores existentes na avenida para dormir. Estima-se que 12 mim periquitos passem pelo local.

O Fórum de Mudanças Climáticas, do Governo Federal, também conta com a participação da Comissão da Aleam. O Fórum está ligado ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e constituído em um ambiente de parceria com profissionais e organizações governamentais e não governamentais, com o objetivo de contribuir com o debate e disseminação de informações sobre a problemática de mudanças climáticas e suas consequências para toda a sociedade brasileira.

As discussões sobre as Unidades de Conservação (UC) Estaduais, monitoramento ambiental, BR-319, destinação de resíduos sólidos, empreendedorismos ribeirinho, manejo florestal, recursos hídricos e bioeconomia são temas acompanhados pela Comissão. Como tem assento no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemaam), que trata desses assuntos, a Caama está sempre inteirada e propondo projetos e atividades na área do meio ambiente, sempre visando contribuir para a conservação e preservação dos recursos e ecossistemas naturais do Estado.

Para o segundo semestre de 2019, a deputada Joana Darc afirmou que a Comissão tem como desafios a serem enfrentados a revisão das leis ambientais e Códigos de Defesa e Proteção dos Animais, “sempre em escuta, e com a colaboração da nossa sociedade e dos movimentos sociais”, concluiu.