Cine Vagalume ilumina a Cultura Indígena na Comunidade Parque das Tribos

O Cine Vagalume, cineclube itinerante que valoriza a cultura indígena e os povos originários da Amazônia, vai brilhar nesta sexta-feira, dia 12, às 18h30, no Galpão Felipe Costa da comunidade indígena Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã-açú, na zona Oeste de Manaus.

Com uma mostra audiovisual composta por curtas-metragens de classificação livre, o evento promete uma noite repleta de animações e aventuras para todas as idades.

No domingo, as exibições do Cine Vagalume será às 19h na Maloca dos Povos Indígenas que fica na rua do Pacoti, 170, Tarumã-Açú. A aldeia urbana Parque das Tribos reúne uma população de 2.500 indígenas de mais de 30 etnias distintas.

A mostra é gratuita, aberta ao público e oferecerá pipoca e suco para os participantes, proporcionando uma experiência cinematográfica completa.

Com duas sessões temáticas, Curuminzada e Parentada, o Cine Vagalume traz filmes que celebram a diversidade cultural e a resistência dos povos indígenas.

A diretora do Cine Vagalume Lívia Prestes ressalta como impacto positivo o fortalecimento da identidade cultural, “As crianças podem se ver representadas na tela, reconhecendo suas tradições e costumes. Isso fortalece o senso de identidade e pertencimento delas”, explica.

Além da identificação, é possível despertar entre os espectadores o sentimento de inspiração. “Uma vez que o personagem de um filme usa pintura corporal em cerimônias similares à que aquela pessoa que está assistindo, instantaneamente surge o orgulho da sua herança cultural”, acrescenta Lívia.

O Cine Vagalume é uma iniciativa do audiovisual contemplada pelo edital cultural da Lei Paulo Gustavo 2023 na categoria de Cinema Itinerante e Cineclube.

Instituições sociais, escolas, espaços culturais entre outros que estiverem interessados em agendar uma exibição garantirem uma data para o Cine Vagalume podem entrar em contato pelo telefone (92) 99339-5551.

Cine Vagalume 2024

Curuminzada reúne cinco curtas-metragens de animação voltados para o público infantil, com histórias cativantes que prometem encantar crianças e adultos.

Parentada apresenta uma seleção de documentários que destacam a riqueza das tradições e a força das comunidades indígenas da Amazônia. Entre os filmes, está o vencedor do Prêmio de Melhor Áudio no Festival Olhar do Norte, “Mestres da Tradição na Terra do Guaraná”, dirigido por Ramom Morato, com 13 minutos e 54 segundos de duração, que explora os folguedos amazônicos como Tapiraiauára, a Cobra Grande, Boi Teimosinho e Gambá.

Além deste, a mostra Parentada inclui:
“Seiva Bruta” de Fernanda Preto 16’24” Médio Juruá. Histórias das mulheres que habitam e resistem na região do Médio Juruá.

“Kamayurá“- Trator filmes- filme doc 15:17′ – diretor Alex Miranda. Com Anderson Silva no elenco.

“O monstro Khápty” (dublado)- direção coletiva Indígenas do grupo Vídeo nas Aldeias.