O Dia do Índio, celebrado neste dia 19 de abril e a subida das águas do Rio Negro, foram os temas centrais, discutidos pelos vereadores durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus nesta terça-feira.
A cheia foi o primeiro assunto levado à tribuna pelo vereador Ivo Neto (Patriota), que afirmou estar preocupado com a subida do rio na bacia do bairro de Educandos (zona Sul), onde segundo ele, a água já está invadindo as residências. “Naquele local os moradores já estão sendo prejudicados e aqui alerto sobre essa realidade. É preciso fazer o mais rápido possível um trabalho de prevenção naquela área para evitar danos maiores”, pediu.
Ivo Neto lembrou que ainda em janeiro deste ano, levou até à Defesa Civil um levantamento com todas as pontes e marombas que deverão ser construídas para antecipar a chegada da cheia.
Para o vereador Márcio Tavares (Republicanos) a cheia já é uma realidade para os moradores de Educandos e também no Mauazinho. Ele relatou que os moradores e comerciantes já estão abandonando suas casas para evitar maiores prejuízos. “Muitos já vão abandonar essa semana seus lares, porque a água já começou a invadir todos os cômodos, e por isso devemos nos preocupar, e criar mecanismos que auxiliem estas pessoas”, disse.
O vereador Elan Alencar (Pros), mostrou preocupação com a rapidez que as águas do Rio Negro estão subindo. Segundo o parlamentar, falta apenas 1,9 metros para o rio atingir a cota de 30,2, nível medido em junho de 2021. “No ano de 2021 a cota chegou a 30,2 metros e hoje, dia 19 de abril, essa cota já está em 28,3, ou seja, ainda temos muito tempo pela frente e é quase certeza que vamos ver outra grande cheia”, afirmou.
Para o vereador Jander Lobato (PTB), a parceria entre os governos municipal e estadual será fundamental para ajudar essas famílias e convocou os vereadores para que estejam na linha de frente na atuação de minimizar os prejuízos que ocorrerão com a cheia. “É importante que esta Casa esteja preparada para atender essas comunidades e que estejamos unidos em prol dessa situação. Vamos torcer para que essa cheia seja menor que a do ano passado, é algo que não podemos prever, por isso é preciso atenção e cuidado com essa ação da natureza”.
Dia do Índio
A parabenização aos povos indígenas foi compartilhada por todos os vereadores da Câmara de Manaus, como o vereador Daniel Vasconcelos (PSC), que enfatizou as raízes de todo cidadão manauara. “Dificilmente alguém aqui não tem sangue indígena nas veias, porque nós fazemos parte desse cenário. Só em Manaus são mais de 30 mil índios vivendo no contexto urbano, que contribuem com nossa cultura e nossa economia”, destacou.
O vereador Luis Mitoso (PSD), também levou a temática indígena e relembrou as comemorações feitas no Dia do Índio nas escolas, algo que não é feito com tanta constância nos dias atuais. “Eu me lembro que antigamente nas escolas esse dia era de fato comemorado, com ações nas unidades escolares e hoje passa meio que despercebido, mas quero deixar aqui o meu carinho e respeito por esse povo, afinal cada um de nós descendemos deles”, afirmou o parlamentar.
Fonte: CMM