A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/ALEAM), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) realizou nesta segunda-feira (21), em conjunto Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) uma orientação pedagógica a lojistas de um shopping center, localizado na Zona Norte de Manaus, em relação ao Black Friday 2022.
“A importância dessa ação é fazer um trabalho preventivo. Não adianta os órgãos de controle chegarem aos estabelecimentos e fazerem a autuação. O ideal é termos essas fiscalizações pedagógicas e preventivas, verificar os preços promocionais favoráveis para o consumidor”, afirmou o deputado João Luiz.
O fiscal do Procon-AM, Pedro Malta explicou que a ação visa orientar os comerciantes sobre a publicidade clara e precisa ao consumidor da Black Friday 2022. “Essa propaganda precisa atender às regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nós estamos passando pelas lojas e orientando. Essa foi uma determinação do Governo do Estado do Amazonas para que o fornecedor esteja ciente de como deveria manter a publicidade na frente da loja”, pontuou.
A vendedora Elisângela Matos, 42, destaca que a ação da CDC/ALEAM e Procon-AM é muito importante para o consumidor amazonense durante esse período de Black Friday. “Para nós que sempre estamos procurando uma promoção e espera atingir um objetivo em alguma compra é muito bom esse trabalho”, disse.
Mais ações
Na semana passada, a CDC/ALEAM e o Procon-AM também fizeram uma blitz pedagógica em lojas de um shopping na Zona Centro-Sul, onde foram repassadas orientações para os lojistas relacionadas à Black Friday 2022.