Produção é uma parceria da rádio oficial do Festival com o Movimento Amigos do Garantido
A irreverência, o ritmo da toada e as novidades sobre o boi-bumbá Garantido dominaram o fim da tarde deste sábado (15), na 93,1 FM O DIA . A estreia do programa “Parintins Alegria: rádio Garantido” contou com a presença do amo do boi, João Paulo Faria, o diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira, e a presidente da entidade, Cláudia Santos.
O primeiro convidado da noite já entrou com o tempero que a galera gosta, entremeando de rivalidade o papo com os apresentadores Marcos Sérgio e Rafinha. João Paulo Faria falou das expressões que ele tem inventado em seus versos e que viraram memes, pregando como chiclete na boca do povo.
“Eu fui procurar no Google e não existe este termo catita de padaria. Eu não lembro de onde eu tirei”, afirmou o amo do boi Garantido, que tem passeado nas cutucadas aos torcedores azulados. “Jotapê” lembrou também que o “flau de cupu”, outra frase cantada no primeiro Curral do Garantido, no último dia 8, já entrou para o vocabulário pontiagudo do amo do boi.
Só para explicar, flau é a bebida congelada, geralmente à base de suco de frutas, vendido em saquinhos plásticos, fartamente em Parintins, e que também é conhecido como dindim, sacolé ou chup-chup, em várias outras cidades brasileiras. O “cupu” é a abreviação de cupuaçu, uma das frutas simbólicas da culinária nortista, base para receitas de doce, cremes, balas e, claro, de “flau”.
Curral do Boizinho
Cláudia Santos, a presidente do Movimento Amigos do Garantido, marcou presença como uma das poucas mulheres a comandarem o MAG nesses quase 27 anos de fundação. Lembrou da trajetória dentro da entidade marcada por ter sido diretora-financeira nas duas últimas gestões do movimento. Ela comentou a responsabilidade que é comandar a entidade que, além de ser responsável pelos eventos oficiais do Garantido na capital, é quem recebe as verbas oriundas dos patrocinadores destinadas ao boi, em Parintins.
Mas a novidade anunciada, ao vivo, foi a realização do Curralzinho do Boi, a versão para crianças do Curral do Garantido, uma velha aspiração da torcida, segundo a dirigente. “O contrário já realiza este evento. Agora, nós vamos dar oportunidade para as crianças que nascem Garantido poderem continuar no nosso boi”, afirmou Cláudia que informou também que o evento ainda não tem data definida, mas que está previsto para o segundo semestre.
Oficina de coreografias
Rivaldo Pereira, o diretor de eventos do MAG, deu uma informação que muito interessa aos torcedores do Garantido, especialmente os que gostam de dançar ao som das toadas e seguir os passos sincronizados da torcida. Pereira revelou que os grupos oficiais de dança do Garantido vão realizar oficinas abertas para o público para o ensino das coreografias deste ano.
Os “aulões” de coreografias serão realizados pelos grupos Garantido Show e Somos um Show e terá seus dias anunciados na próxima quinta-feira (20). O local será o próprio sambódromo, onde acontecem tanto os ensaios dos grupos quanto os Currais.
Parceria
O programa “Parintins alegria: rádio Garantido” é resultado da parceria da Rede Calderaro de Comunicação com o Movimento Amigos do Garantido e vai ser transmitido, ao vivo, todo sábado em dois horários revezados. Quando houver Curral do Garantido, no sambódromo, o programa será de 17h às 18h. Quando for dia de evento do boi Contrário, o horário passa para 18h às 19h.