A deputada Joana Darc (PL) reafirmou na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que a única forma de reduzir o número de animais de rua, é através da castração.
Joana Darc destinou recursos de emendas parlamentares para a implantação de unidades móveis de castração (Castramóvel). Hoje há três em funcionamento em Manaus. No entanto, a parlamentar usou o seu tempo na Tribuna para pedir que as pessoas não faltem aos agendamentos, uma vez que a demanda está superior ao esperado.
“Durante uma fiscalização nesse fim de semana ao Castramóvel, fiquei muito decepcionada porque de 40 animais com agendamento, só estavam lá uns 10. Isso tira a vaga de quem realmente quer e precisa”, destacou Joana.
De acordo com a parlamentar a demanda está acima de 9 mil pedidos de castração, o que vai além das expectativas. “Isso me chamou a atenção de que precisamos investir mais em castração pública, porque não é apenas o animal, mas é uma questão de saúde pública, de evitar acidentes, proliferação e até de uma pandemia”, alertou.
Joana prometeu ainda a destinar emendas para novas unidades de castração.
“A demanda está muito alta e muito aquém do que conseguimos fazer, por isso, estou fazendo um compromisso se destinar recursos para no mínimo mais três castramoveis. Por entender o quanto ele salva vidas e o quanto contribui para a saúde pública”, finalizou.