Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura reforça cuidados preventivos para que foliões manauara aproveitem o carnaval

Depois de dois anos de medidas restritivas, a população manauara está matando a saudade das folias carnavalescas. Mas, para que o encontro entre os foliões e o carnaval seja só de alegria, a Prefeitura de Manaus reforça a importância dos cuidados preventivos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vêm realizando ações amplas que abrangem desde a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), até medidas mais simples que garantem o aproveitamento do período festivo de forma responsável.

Dentre as atitudes de autorresponsabilidade que encabeçam a lista dos cuidados está o consumo moderado de bebidas alcoólicas para evitar problemas como acidentes de trânsito e relações sexuais com uso de preservativos internos e externos reduzindo a exposição a ISTs/HIV, como hepatites virais, sífilis, gonorreia e outras.

O consumo de bebidas alcoólicas representa também prejuízos ao corpo que compreendem dor de cabeça, náuseas, tontura e cansaço geral: esse mal-estar geral é conhecido como ressaca, a inimiga de qualquer folia, que costuma atormentar a vida dos festeiros. Para impedir ou minimizar seus efeitos, uma boa alimentação, com ingestão de carnes magras, frutas, legumes e verduras, sucos ou água, antes da folia, são a receita para o bom aproveitamento da maior festa popular do Brasil.

“Mas é importante frisar que o equilíbrio é fundamental para aproveitar bem o carnaval. Mesmo com uma boa alimentação é preciso ficar atento ao consumo das bebidas alcoólicas. Embora os alimentos ajudem, ela não evita a ressaca quando o consumo é exagerado. Por isso é preciso ter consciência dos próprios limites e saber a hora de parar”, aconselha a subsecretária de Gestão da Saúde, em exercício, Aldeniza Araújo.

A subsecretária ressalta também que o carnaval em Manaus acontece no período chuvoso, o que facilita a circulação de vírus que ocasionam as síndromes gripais e apela para quem está com sintomas, mesmo em fase inicial, que evite as festas e aglomerações.

“A pessoa pode estar com os sintomas iniciais de uma gripe, mas pode ser também Covid-19. Como os sinais são parecidos, o mais aconselhável é que a pessoa doente fique em casa se recuperando, resguardando a si mesma e protegendo também as outras pessoas. Se sair for muito necessário, use máscara”, assinala Aldeniza.

A subsecretária destaca, ainda, a importância da vacinação contra a Covid-19, que deve estar atualizada, não apenas para os períodos festivos, mas para a proteção permanente da população. Ela acrescenta que é importante também que as pessoas realizem periodicamente os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde da prefeitura.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa