Cultura

Caprichoso realiza Ensaio Show de sensibilização ao projeto Amazônia de Pé

Esse tema realmente é a cara do Caprichoso, porque o discurso não é só na arena, o discurso é o ano inteiro. A gente sempre levantou essa bandeira e sempre vai levantar a bandeira da Amazônia.

O Boi Caprichoso hasteou a bandeira de luta do “Amazônia de Pé”, um projeto socioambiental que luta pela destinação das florestas públicas não destinadas da Amazônia. Neste sábado, 05, o bumbá realizou um Ensaio Show em celebração a este movimento. Durante o evento festivo foram realizadas coletas de assinaturas, conscientização do projeto e sensibilização das pessoas em apoio à iniciativa.

O Ensaio Show contou com participação da cunhã-poranga das causas sociais, Marciele Albuquerque, ativista de movimentos indígenas e ambientais. A festa também contou com a presença do cantor Arlindo Neto, filho de Pop da Selva, Arlindo Júnior, além dos toadeiros Júnior Paulain, Paula Gomes, Cássio Gonçalves, Neto Ferreira e Luan Macedo. No palco também estiveram Troup Caprichoso, Canto Parintins, CDC, Raça Azul, Marujada e Banda Caprichoso.

“Esse tema realmente é a cara do Caprichoso, porque o discurso não é só na arena, o discurso é o ano inteiro. A gente sempre levantou essa bandeira e sempre vai levantar a bandeira da Amazônia. Amazônia de pé é um tema muito forte e o Caprichoso vem defendendo muito bem”, disse Arlindo Neto, que se mostrou emocionado, uma vez que foi o primeiro show completo dele no Curral Zeca Xibelão.

Para Marciele Albuquerque, o show temático tem uma importância social e ambiental muito forte. “O Caprichoso tem um papel muito importante em relação à luta dos povos indígenas da Amazônia, que estão extremamente interligados. A gente fala muito disso na arena, então, trazer para fora da arena é muito importante. Trazer as pessoas que amam o Caprichoso para mostrar que está tudo ligado, que tudo depende de nós é fundamental”, esclarece.

Amazônia de Pé

Com o Movimento Amazônia de Pé, o Boi Caprichoso convoca a nação azul e branca a se unir à luta pela proteção de 57 milhões de hectares de florestas públicas ameaçadas. O objetivo do movimento é reunir 1,5 milhão de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que destina esses territórios a seus verdadeiros guardiões: os povos indígenas, comunidades tradicionais e unidades de conservação.

Desde 2022, com o tema “Amazônia: Nossa Luta em Poesia”, o Caprichoso levanta a bandeira do Movimento Amazônia de Pé. Em 2023, reafirmou seu compromisso com a causa em diversas frentes: com Alessandra Munduruku e Patrick Araújo na arena do Bumbódromo; com Marciele Albuquerque e Vanda Witoto na Climate Week e viradas culturais; com Gilvana Borari e as Suraras do Tapajós em eventos de resistência; e com Kamila Reis, polinizadora do movimento desde abril de 2023.

“O Caprichoso sempre usa a cultura como principal ferramenta de mobilização dentro e fora da arena. Não é um boi que age só na arena com aquele discurso de três dias. A gente vem lutando pela Amazônia todos os dias do ano. E quando a gente decidiu abraçar o projeto do Amazônia de Pé, a gente levou tudo com muita seriedade. O Caprichoso já está na terceira mobilização em parceria com a Amazônia de Pé, arrecadando assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular”, explica uma das responsáveis pelo projeto em Parintins, Kamila Reis.

O Desafio dos Bumbás

O Caprichoso também participa da campanha nacional “O Desafio dos Bumbas”, que premiará com R$ 40 mil a galera que mais coletar assinaturas e com R$ 6 mil o torcedor individual que mais contribuir.

As assinaturas podem ser feitas durante os ensaios da Marujada de Guerra ou por meio do site:
www.odesafiodosbumbas.com,
onde também é possível imprimir a ficha para a coleta de assinaturas presenciais.

Fotos: Michel Amazonas, Pedro Coelho e Pitter Freitas

Foto: Assessoria de Comunicação Boi Caprichoso

Leia também