Para pedir proteção a Deus e a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, para que seja um festival abençoado, diretores, conselheiros de artes, itens, colaboradores e torcedores do Boi Caprichoso participaram nesta sexta-feira, 16 de junho, de um missa especial, celebrada na Catedral do Carmo. Foi uma manhã de demonstrações de fé e devoção de todos que estavam presente. A celebração iniciou com a procissão de integrantes do bumbá, que levaram o estandarte azul e branco até o altar, seguindo com a missa tradicional.
A emoção tomou conta ao final, quando o padre Dorival Nascimento abençoou os pertences dos fiéis e pediu proteção aos artistas que fazem o Festival de Parintins. O presidente do Conselho de Artes, Ericky Nakanome, falou sobre a importância da participação na missa que antecede o festival.
“O momento é de grande importância. Nós temos duas semanas para executar o projeto e levar para a arena do Bumbódromo. É um projeto grandioso, que obviamente, assim como todo o festival, envolve riscos. São pessoas que estão ali, um número gigante, nas alegorias, cenários, efeitos, fogos, então, a gente se consagra nessa entrega à Deus, pedindo a proteção Dele, para que tudo possa dar certo, para que Ele possa abençoar sempre”, ressalta.
O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, destaca a missa como parte da cultura do festival, pois todo ano os bumbás participam deste momento. Ele enfatiza que neste momento decisivo da temporada, a confiança em Deus é muito importante.
“No festival a gente trabalha com muita gente, são muitas pessoas envolvidas, num projeto grandioso onde as pessoas sobem nas alturas. As alegorias são estruturas gigantescas e a gente precisa ter proteção de Deus, para que não ocorra nenhum incidente, para que tudo aconteça dentro do que foi programado. A gente sabe que o festival é uma coisa muito séria e essa missa ela é importante para que as pessoas depositem a sua fé e peçam proteção de Deus”, finaliza.
Fotos: Pedro Coelho