No início da noite deste sábado, dia 24 de junho, o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, entregou um novo patrimônio ao Povo Caprichoso, a Praça da Tradição. Uma bela homenagem aos principais donos da brincadeira da boi-bumbá azul e branco. O momento especial contou com o show do cantor Júnior Paulain.
A Praça da Tradição conta com um conjunto de esculturas, que retrata figuras emblemáticas do Boi Caprichoso. Roque Cid, Luiz Gonzaga e Luiz Pereira são os baluartes que estão esculpidos no local, eternizando suas histórias na vida do Touro Negro, que também possui uma imagem estruturada na praça. O ambiente faz parte de um projeto idealizado pelo diretor do Centro de Memória Caprichoso (CEDEM), Diego Omar, executado pelos artistas Algles Ferreira, Geremias Pantoja e equipe.
Para o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, a praça é mais que um ambiente físico, é uma merecida homenagem à história do Boi Caprichoso. “O Caprichoso é um boi que respeita sua história e sua tradição. Vamos continuar respeitando a memória das pessoas que ajudaram a erguer nosso boi. Eu sei que isso aqui é um pequeno gesto, mas com certeza absoluta vai trazer para gente uma memória muito positiva”, destaca.
A cerimônia contou com a presença da neta de Roque Cid, dona Maura Heloísa Cid, 75 anos, que se mostrou emocionada. “É a valorização dos primeiros donos, daqueles que fizeram história no Boi Caprichoso. Então, é um momento muito singelo, muito importante, muito emocionante para todos, porque o Caprichoso é um boi efeito por muitas mãos. Então, é importante que possa manter viva essa tradição”, disse a sobrinha neta de Roque Cid, Peta Cid.
A jovem torcedora, Franci Lopes, faz parte da família de Luiz Pereira e parabenizou a iniciativa da presidência do Boi Caprichoso. “A gente como família recebe essa homenagem e fica com todos da família Pereira. É sensacional. A gente acha muito importante nessa homenagem”, ressaltou.
A filha de Luís Gonzaga, Maria Luísa Gonzaga, se emocionou com a homenagem e também agradeceu o ato do presidente Jender Lobato e toda diretoria do Boi Caprichoso. “Só tenho a agradecer essa homenagem à nossa família, ao meu pai que durante anos esteve à frente da brincadeira”, disse a representante da família tradicional do bumbá.
“Eu só tenho a agradecer neste momento a diretoria do Boi Caprichoso que fez essa homenagem, revivendo um pouco a memória de Luiz Gonzaga, Roque Cid e Luiz Pereira. Eu me emociono por isso. A história se faz com tradição, se faz com o futuro”, finalizou a madrinha do Caprichoso, a escritora Odineia Andrade.
Fotos: Alexandre Vieira e Michel Amazonas