O Boi Caprichoso celebrou 111 anos no último domingo, 20 de outubro, e foi homenageado em diversas partes do Brasil. Reconhecido como um dos ícones do Festival de Parintins, o bumbá arrasta multidões e reafirma suas raízes na cultura amazônica.
Caprichoso reafirma laços com o povo de Parintins
As comemorações pelo aniversário do Caprichoso aconteceram em locais emblemáticos, como o arraial da Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Parintins. Antes de sua apresentação, integrantes do Conselho de Arte, diretores e artistas participaram de uma missa em ação de graças, onde cantaram parabéns ao bumbá. O evento reforçou a relação próxima que o “Boi Negro da Amazônia” mantém com a população local.
Homenagens em Manaus e outras cidades
O apresentador Edmundo Oran e o levantador de toadas Patrick Araújo lideraram o coro de torcedores que lotaram o evento. Além disso, na Alameda Alphaville, como parte do Boi Manaus, o amo Prince do Boi também comandou uma emocionante homenagem ao bumbá.
Participação em show e destaque nacional
As comemorações se estenderam ao show Numanice, da cantora Ludmilla, em Manaus. A participação do bumbá em eventos nacionais reforça sua relevância cultural e sua posição de destaque no cenário artístico brasileiro.
Com 111 anos de história, o Caprichoso continua a utilizar sua arte para defender a Amazônia e dar voz aos povos da floresta. Suas inovações no Festival de Parintins o consolidam como o maior campeão das últimas décadas.
Fotos: Pedro Coelho, Valdo Leão e divulgação/ @ludmillanumanice