Há mais de uma década, a campanha Novembro Azul, realizada pela Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), conscientiza e protege os servidores e seus dependentes do sexo masculino dos males do câncer de próstata.
Nesta sexta-feira (4), cerca de 80 exames de PSA foram realizados no Centro de Saúde da Casa Legislativa. De posse dos resultados, o próximo passo é a consulta com o médico urologista nos próximos dias 10 e 11 deste mês.
Segundo o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, é absolutamente necessário que os homens se conscientizem da prevenção do câncer de próstata. “É preciso relembrar constantemente sobre a educação e prevenção, além de detectar a doença em estágio inicial. No passado, algumas décadas atrás, a taxa de câncer de próstata era de um caso a cada vinte, hoje é um a cada quatro. Precisamos rever constantemente como está nossa saúde, é esse o objetivo da Assembleia Legislativa”, explicou.
A campanha Novembro Azul faz referência ao mês de conscientização sobre a saúde do homem. Ela tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.