Campanha do Hemoam reforça necessidade de doações de sangue para abastecimento durante o feriado de carnaval

A programação vai conscientizar a população sobre a demanda transfusional deste período e convocar para doações em fevereiro

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acabou de definir o plano de contingência para assegurar as transfusões de sangue durante o período do carnaval. Entre as estratégias definidas pela equipe técnica do Hemoam está o chamamento em massa da população, o aumento de 20% no envio de bolsas de sangue para as unidades de emergência da capital e interior, além do desfile do Bloco do Vampirão, que abrirá a noite de apresentações das escolas de samba do grupo especial.

Para elevar o estoque ao patamar de 700 bolsas o Hemoam programou sete campanhas de coletas externas em parceira com as forças militares, igrejas e grupos da sociedade civil organizada.
Além da doação comum, o Hemoam também vai intensificar a coleta de plaquetas, que é realizada por um equipamento que extrai um componente sanguíneo específico.

Este ano, o plano de contingencia também envolve o interior do Estado, principalmente agora que existe UTI’s em algumas cidades.

Horário Especial de Funcionamento (em Manaus)

18.02 (sábado) – 7h às 18h
19.02 (domingo) – fechado
20.02 (segunda-feira)- 7h às 18h
21.02 (terça-feira de carnaval) – fechado
22.02 (quarta-feira de cinzas) – 13h às 18h

Onde doar

Manaus – Avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada

Coari – Rua 2 de agosto, s/n.

Humaitá – Hospital Luiza Conceição, Rua Dom José, bairro São Pedro

Itacoatiara – Hospital Geral, Av. Acácio Leite, bairro Iracir

Manacapuru – Hospital Regional, Rua Carolina Fernandes, bairro São José

Parintins – Rua Pedro Gonçalves, bairro São José

São Gabriel da Cachoeira – Hospital de Guarnição, Rua Quintino de Sá Cavalcante, bairro Dabaru

Tabatinga – Avenida da Amizade, Centro

Tefé – Estrada do Bexiga, bairro Fonte Boa

Quem pode doar – Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas e estar bem alimentado. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.