Os vereadores aprovaram em regime de urgência, nesta quarta-feira (08/6), o Projeto de Lei 050/2022, enviado pela Prefeitura de Manaus, que cria a Fundação Manaus Esporte (FME). A proposta foi aceita por unanimidade.
Na justificativa da matéria, a gestão municipal irá utilizar o esporte como uma arma importante para combater graves problemas da sociedade, inclusive de saúde pública, como a obesidade, fortalecendo assim, maior qualidade de vida para população manauara, e dando mais inclusão social.
O vereador Caio André (PSC), é um dos parlamentares que mais defendia a recriação da pasta, pedindo mais politicais públicas voltadas para o esporte profissional e amador da cidade de Manaus. “É momento histórico, o olhar sensível do prefeito de Manaus, em estar corrigindo um erro. Agora vamos ter mais oportunidade para desenvolver atividades esportivas e discutir políticas públicas”, enfatizou o parlamentar.
O presidente da Comissão de Esportes da Câmara, vereador Allan Campello (PSC) destacou a importância da criação de uma Fundação voltada ao esporte na cidade de Manaus. “Estamos dando um passo importante para o esporte na cidade com a criação dessa pasta, agora, vamos poder desenvolver e implementar ações sociais por meio do esporte de forma mais presente, permitindo a todos o acesso gratuito a atividades físicas e garantindo a qualidade de vida da nossa população”, argumentou Allan.
A Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que fazia parte da Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), funcionará em uma estrutura independente dentro da Secretaria Municipal de Educação (Semed), podendo buscar recursos e fazer os investimentos necessários no esporte, na formação e na diversificação em toda a cidade.