Justiça do Rio determina recolhimento de imagens de Bangu 8

O juiz Guilherme Schilling Duarte, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou ao governo do estado o recolhimento de imagens do sistema de segurança da Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na  capital fluminense.

O pedido foi feito após a verificação por  uma equipe de fiscalização da VEP, em visitas regulares, que algumas câmeras da unidade não funcionavam. De acordo com o TJRJ, durante inspeção ralizada no último dia 9, para apurar um desentendimento entre dois presos, um agente penitenciário informou falhas no sistema. Segundo ele, por um certo período, uma das câmeras não funcionou. Além disso, afirmou que quatro das 16 câmeras estão sem registrar as imagens..

É em Bangu 8 que estão presos o ex-governador Sérgio Cabral e a maioria dos envolvidos na operação Calicute, uma das fases da Lava Jato no Rio.

O TJRJ informou, ainda, que ontem, ao cumprir a ordem de busca e apreensão dos equipamentos de armazenamento de imagens, a equipe da VEP notou que outras três câmeras também estavam fora de operação. Por isso, o juiz vai analisar o HD (disco rígido, onde ficam armazenados os dados) do equipamento para verificar se há imagens que possam mostrar possíveis irregularidades no presídio.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que vai aguardar o recebimento do relatório da VEP para se pronunciar sobre a vistoria.

Fonte: Agência Brasil