O Bragantino (PA) chegou à segunda vitória pelo Grupo 1 da Série D do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (30), o Tubarão do Caeté superou o Fast Club (AM) por 3 a 1 no Estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, na cidade de Bragança (PA). A partida teve transmissão ao vivo da TV Brasil e valeu pela terceira rodada da primeira fase. O resultado levou o Braga a sete pontos, na ponta da chave, com três pontos de vantagem sobre o Rolo Compressor, que sofreu a primeira derrota na competição.
Com a temperatura na casa dos 30ºC, as equipes apresentaram pouca intensidade nos primeiros 30 minutos, quando o jogo foi paralisado para hidratação dos atletas. Com a bola rolando novamente, o Bragantino foi superior. Aos 34, o meia Túlio – que atuou nesta quarta como lateral – cruzou pela direita, o atacante Canga chutou quase da marca do pênalti e Gustavo espalmou para a trave. Já aos 42, não deu para o goleiro. Em novo ataque pela direita, o meia Edicleber levantou e o volante Paulo de Tárcio, livre, escorou para as redes.
Na etapa final, o calor diminuiu e os times apresentaram mais volume ofensivo, mas pecando muito no posicionamento defensivo. Aos nove minutos, o meia Dadá aproveitou cruzamento pela direita, e a falha da marcação bragantina, para empatar. Mas, no lance seguinte, o atacante Fidélis avançou pela esquerda e rolou para Edicleber, livre, recolocar o time paraense à frente. Aos 29, o atacante Mauro Ajuruteua foi lançado pela esquerda, escapou da marcação de dois zagueiros e definiu o placar.
As equipes voltam a campo pela Série D neste domingo (4). O Bragantino visita o Ji-Paraná (RO) às 16h (horário de Brasília), enquanto o Fast recebe o Independente (PA) na Arena da Amazônia às 19h.
Duelo carioca
Em outro duelo iniciado às 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira, o Bangu superou a Portuguesa (RJ) por 2 a 0. A partida no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foi válida pela terceira rodada do Grupo 7. O atacante Lessa inaugurou o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, aproveitando um bate-rebate na área após uma cobrança de falta. O time alvirrubro ampliou aos 13 da etapa final, com o também atacante Caio César, no rebote de uma cabeçada que parou na trave.
O Bangu chegou à segunda vitória na Série D e a sete pontos, na liderança da chave. Já a Lusa carioca sofreu o primeiro revés na competição, estacionada nos quatro pontos. A reprise da partida será exibida na TV Brasil nesta quinta-feira (1), às 15h (horário de Brasília).
Os dois times retornam ao gramado no próximo sábado (3). A Portuguesa volta a jogar em casa, desta vez contra o Nacional de Rolândia (PR), às 15h. No mesmo horário, o Bangu tem outro duelo regional, agora contra a Cabofriense, em Moça Bonita.
Série D na TV Brasil
Essa foi a primeira das 42 partidas que a TV Brasil vai transmitir. O acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi assinado na última segunda-feira (28). A emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) será responsável pela captação e geração de imagem dos confrontos. A cada rodada, a TV Brasil exibirá dois jogos. Além da televisão aberta, os jogos vão ao ar por streaming no site do canal, pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC) e pela TV Brasil no sinal fechado por assinatura.
A Série D do Campeonato Brasileiro tem 64 clubes, abrange os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Sob critérios regionais, as equipes foram divididas em oito grupos com oito times cada. Os quatro melhores de cada grupo avançam ao mata-mata. Os quatro clubes classificados para a semifinal ganham o direito de disputar a Série C em 2021.
Fonte: Agência Brasil