Braga é acusado de machismo em debate e rebate: ‘factóide’

O debate entre os candidatos ao Governo do Estado, realizado no início da tarde desta quinta-feira (29) pela TV Norte Amazonas, teve como saldo principal uma polêmica envolvendo os candidatos Eduardo Braga (MDB), Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira. Ao se sentir ofendido por Henrique, Braga fez um pedido enfático e ríspido de direito de resposta, direcionando-se à apresentadora Márcia Dantas. A atitude Braga foi considerada machista e misógina por Carol Braz, que se solidarizou, ao vivo, com a apresentadora. Henrique também condenou a atitude do candidato emedebista durante o debate.

CONTRA-ATAQUE

Contrariado por ser acusado de machismo, Braga pediu e obteve novo direito de resposta no qual contra-atacou, acusando os adversários de criarem factoides para aparecer. O candidato alegou respeitar as mulheres e lembrou que é casado com uma, pai de três mulheres e avô de outra. O caso ganhou grande repercussão, com veículos se dividindo entre as duas versões. Uns noticiando a grosseria de Braga com a apresentadora, e outros relatando a tentativa de Carol e Henrique de criar factoide para aparecer.

LIDERANÇA CONFIRMADA

A última pesquisa Ipec a ser publicada antes do primeiro turno das eleições, divulgada nesta quinta-feira (29), confirma a liderança do governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) na intenção de voto do eleitorado. Wilson tem 38% dos votos válidos e está dez pontos à frente de Amazonino Mendes, que tem 28%. Eduardo Braga está na terceira posição com 19% das intenções de voto. Na simulação para segundo turno das eleições, Wilson vence em todos os cenários.

ÔNIBUS GRÁTIS

O prefeito David Almeida (Avante) confirmou nesta quinta-feira (29) a gratuidade do transporte coletivo em Manaus no próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições 2022. Os ônibus circularão sem cobrar passagem dos usuários das 4h às 20h. A lei determinando transporte coletivo gratuito na capital foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), em sessão extraordinária, na última terça-feira (27) e publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (29).

‘DERRAMAMENTO DE SANTINHOS’

O Ministério Público Eleitoral está empenhado em coibir uma prática recorrente em eleições: o “derramamento de santinhos” na entrada dos locais de votação. A prática, além de configurar propaganda irregular e crime de boca de urna, polui os locais com o despejo de milhares de panfletos. O MP Eleitoral expediu orientação aos promotores eleitorais no Amazonas para coibir a prática na madrugada do domingo (2). De acordo com a orientação, os promotores eleitorais devem realizar diligências para verificar e coibir o chamado “voo da madrugada”, quando ocorre o “derramamento de santinhos”.

REFUGIADOS E MIGRANTES

Com o objetivo de criar e implementar políticas públicas que garantam os direitos dos refugiados e migrantes, além de analisar as causas e efeitos de fluxos migratórios internacionais para a cidade de Manaus, a Prefeitura de Manaus vai instalar, nesta sexta-feira (30), às 15h, o Comitê Municipal de Políticas Públicas para Refugiados e Migrantes (Comppremi). A solenidade será realizada no auditório Sônia Barreto da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

PARCERIAS

O Comitê Municipal de Políticas Públicas para Refugiados e Migrantes (Comppremi) é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

MINERAÇÃO EM DEBATE

A Suframa promove na manhã da próxima quarta-feira (5), no auditório da Autarquia, o “Fórum de Mineração Sustentável”, que será realizado na modalidade híbrida, com a finalidade de reunir especialistas e representantes do setor para abordar as atuações e necessidades de cada um, tendo como objetivo a definição de soluções em questões como Recursos Humanos, Pesquisas Aplicadas, Indústrias de Apoio e Cadeia de Fornecedores. O evento faz parte do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”.