Bolsonaro escolhe Augusto Aras para a Procuradoria Geral da República

“O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar nesta quinta-feira (5) o nome do subprocurador Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República (PGR). O anúncio oficial ainda não foi feito pelo Palácio do Planalto. Se tiver o nome aprovado pelo Senado, o novo PGR substituirá Raquel Dodge no comando do Ministério Público Federal (MPF) pelos próximos dois anos. Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, Augusto Aras é membro do MPF desde 1987.

Embora não integre a lista tríplice de preferência dos membros do MPF, o subprocurador-geral Augusto Aras ganhou pontos nas últimas semanas e se tornou um dos candidatos mais fortes a comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR) diante da aproximação que conseguiu com o presidente, segundo interlocutores de Bolsonaro. Aras agora será sabatinado no Senado Federal e precisa ter o seu nome aprovado pelos senadores.”

Quem é Augusto Aras

Como o presidente não é obrigado a indicar alguém da lista para chefiar a Procuradoria-Geral da República, o nome do novo PGR já era ventilado. Ele se encontrou reservadamente com Bolsonaro em seis oportunidades, a última na segunda-feira (5). O perfil e o estilo combinam com o do presidente e indicam quem é Augusto Aras: considerado conservador e o mais alinhado ideologicamente com Bolsonaro dentre os candidatos ao cargo.