Bolsonaro declara apoio a Wilson e Menezes deixa de ser ‘único candidato do presidente’ no AM

O candidato ao Senado Alfredo Menezes (PL) vinha repetindo insistentemente que era “o único candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Amazonas”. A declaração deixou de ser verdadeira nesta quinta-feira (22), quando o presidente declarou, com todas as letras, que também apoia a reeleição do governador Wilson Lima (UB) no Amazonas. A declaração do presidente se deu durante o comício “Amazonas para o Futuro”, realizado no Espaço Via Torres, no final da tarde desta quinta-feira (22) em Manaus.

ESCOLHAS IMPORTANTES

No evento, que reuniu aproximadamente 30 mil pessoas, o presidente e também candidato à reeleição falou sobre a importância das escolhas que serão feitas no dia das eleições. “É muito importante essas escolhas. No dia 2 de outubro nós temos que decidir. E a decisão tem que ser a melhor possível. Aqui no estado do Amazonas eu fico com o Wilson Lima pela reeleição. E fico também com o coronel Menezes para o Senado”, disse Bolsonaro.

TUDO QUE O MESTRE MANDAR

A declaração explícita de apoio à reeleição de Wilson Lima levou os demais bolsonaristas do Amazonas a também tecerem elogios e declararem apoio ao governador. O próprio Menezes foi um deles. “Quero agradecer, presidente, publicamente, o apoio que nós temos recebido do governador Wilson Lima. O governador tem nos apoiado, tem caminhado conosco”, disse Menezes.

ENGROSSANDO O CORO

O presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), Jonathas Câmara e o deputado federal e candidato à reeleição Alberto Neto (PL) também engrossaram o coro de elogios ao governador. “Deus te abençoe, governador. O nosso presidente tem dado indicações e nós confiamos nele. E se confiamos nele, nós devemos seguir as suas indicações”, disse Jonathas Câmara. “Nós temos aqui o nosso governador, governador que é apoiado pelo presidente e eu peço apoio ao nosso governador. É 44, é Wilson Lima”, disse Alberto Neto.

TESTE DE FIDELIDADE

A fala do pastor Jonathas Câmara foi emblemática ao sugerir que as indicações do presidente sejam seguidas e pode até mesmo ser considerada um recado aos eleitores de Bolsonaro no Amazonas. Afinal, há uma considerável parcela do eleitorado Bolsonarista, especialmente na capital, que compõe os índices de rejeição à reeleição do governador. Se realmente forem fiéis ao presidente, como sempre têm demonstrado ser, espera-se uma conversão de boa parcela desse eleitorado após a declaração de apoio do “mito”.

SILVINITA EM AUTAZES

O Ministério Público Federal (MPF) está solicitando à Justiça Federal que suspenda a licença concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) à empresa Potássio do Brasil e eventuais outras expedidas por órgãos ambientais para atividades de pesquisa e exploração de silvinita. A razão do pedido são as constantes pressões ao povo indígena Mura, em Autazes, exercidas pela empresa Potássio do Brasil, para que os habitantes tradicionais há séculos deixem a região em razão da exploração do minério.

SOLIDARIEDADE

A Associação Amigos do Autista (AMA), a Associação Mães Unidas Pelo Autismo(Mupa), a Associação Movimento Orgulho Autista(Moab) e o Espaço de Atendimento Multidisciplinar do Autismo Amigo Ruy serão beneficiados pela campanha “Amigo Solidário 2022”, promovida pelo Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude (CAOIJ) do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Neste ano, milhares de crianças manauaras com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão homenageadas, por meio de doações de cestas básicas e brinquedos. Todas as unidades do MPAM já estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, kits higiênicos e brinquedos pedagógicos.

ECONOMIA CRIATIVA

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na Bola da Suframa abriga, neste domingo (25), das 14h às 19h, mais uma edição da Feira de Economia Criativa – Povos Criativos. O evento, que tem como proposta impulsionar a economia criativa no estado é aberto ao público, com entrada gratuita. Música, gastronomia, diversão e oportunidade de compras fazem parte da programação da feira, que conta no palco principal com concurso K-Pop solo, desfile de moda indígena, desfile de Cosplay e Campeonato de Just Dance.