Em todo o país, apoiadores do presidente Bolsonaro fizeram carreatas contra as medidas de isolamento social e restrição das atividades comerciais decretadas pelos governadores brasileiros.
Cidades como: Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, Recife foram algumas cidades que tiveram grandes movimentos, com destaque pra Brasília, com um grande número de apoiadores.
Mesmo com o aumento de casos da pandemia em todo Brasil, Bolsonaro voltou a dizer que é contra as medidas de isolamento impostas e que isso, pra ele, é “estado de sitio” e que, segundo a Constituição brasileira, só um presidente poderia decretar tal isolamento. Porém, juristas e cientistas políticos já desfizeram dessa ótica, pois Estado de Sitio, no caso, é outro contexto e não esta ligado ao quesito de saúde pública.
Esta semana Bolsonaro negou sua omissão no quadro atual de pandemia, mesmo sendo contra o isolamento e o uso obrigatório da máscara e reafirmou que é contra as medidas restritivas que governadores estão fazendo afirmando que a economia e que os governadores estão afundando o Brasil.
Apoiadores se aglomeraram nas ruas de todo o país pedindo o fim das medidas restritivas do comércio, a grande maioria não usava máscara e o distanciamento social.
Indo na contra mão, o ministro Pazuello pede pra sair do Ministério da Saúde alegando problemas particulares. Dois nomes estão sendo cotados, mas nada definido ainda pelo Planalto Central.