Um misto de emoção, energia positiva e garra empolgante marcou o espetáculo da representatividade dos povos indígenas e show folclórico no primeiro ensaio técnico de arena realizado na noite de quarta-feira, 21 de junho, no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) pelo Boi Garantido. A agremiação este ano defende o tema “Garantido, Por Toda Vida”. O ensaio começou as 21h40min com um momento de oração para pedir proteção.
Com o elenco dos quadros artísticos coletivos e individuais completo, a coordenação geral do espetáculo pôde ajustar os detalhes em definitivo da apresentação de uma das noites na arena do Bumbódromo para a disputa do 56º Festival Folclórico de Parintins. A movimentação de arena reuniu centenas de dançarinos responsáveis pelo quadro cênico e coreográfico e itens oficiais do boi. No palco a Banda Garantido e a Batucada.
O mestre de cerimônia, o apresentador Israel Paulain conduziu com maestria o espetáculo. Sebastião Júnior entoou as toadas que fazem parte do repertório dessa noite específica, e o amo do boi, João Paulo Faria, versou para o público. A torcida oficial, Comando Garantido não parou um só momento.
A cada evolução dos itens o público vibrava: cunhã-poranga Isabelle Nogueira, rainha do folclore Edilene Tavares, sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra, porta estandarte Lívia Christina, o pajé Adriano Paketá e o tripa do boi Denildo Piçanã.
Todo o roteiro de apresentação e marcação de tempo e espaço foi coordenado pelos integrantes da Comissão de Artes do Bumbá. A noite foi o primeiro teste para se avaliar e aperfeiçoar os blocos musical, cênico, coreográficos e artístico alegórico.
De acordo com o presidente Antônio Andrade Barbosa, o resultado atendeu a expectativa e mostrou um conjunto coeso, alinhado e pronto para um grande espetáculo.
“Lindo, lindo. Tenham certeza, o Garantido vai apresentar um grande festival. A nação vai ser orgulhar do nosso boi, que está perfeito”, disse Andrade, exaltando o belíssimo ato coreográfico: “Nesse ensaio não tem alegoria e a gente pode sentir e ver um belíssimo espetáculo coreográfico. Parintins aos dançarinos e dançarinos, além de todos coreógrafos”, pontuou.
Para o segundo coordenador da Comissão de Artes, Allan Rodrigues, o resultado foi o esperado, com a execução da apresentação dentro do tempo.
“Esse é o resultado do conjunto do corpo artístico do Garantido. fizemos uma apresentação de um ensaio técnico compacto, dentro do tempo. Portanto um espetáculo e ao mesmo tempo brincando e emocionando. Esse é o Garantido. quando nós entrarmos na arena vamos dar muito trabalho e vamos levar esse título”, fala Rodrigues.
“O Garantido é alma, é amor, é entrega. O primeiro ensaio mostrou a preparação e organização do Garantido para fazer um espetáculo na arena do bumbódromo. A galera é o nosso combustível, e lembrando que esse momento é só um aperitivo, é esse o espírito do Garantido que vai para a arena. Muita alegria e força”, ressalta o apresentador Israel Paulain.
Outros dois ensaios técnico de arena estão programados para alinhar os últimos detalhes das apresentações oficiais do Festival Folclórico 2023, que começa no dia 30 de junho e vai até o dia 2 de julho.
Fotos: Glen Dinely